BADEN-WÜRTTEMBERG
Fonte na Schlossplatz |
Chegamos à capital da bela região de Baden-Württemberg, situada às margens do rio Neckar. Stuttgart começou a partir de uma fortificação romana no século I, tornou-se a capital do Ducado no ano de 1321 e, em 1806, a Capital de Württemberg. É a porta de entrada da Floresta Negra, rodeada por florestas e vinhedos. Ela é a sede da Mercedes-Benz, da Porsche e da Bosch, será preciso dizer mais? Possui cerca de 3 milhões de habitantes, contando a área metropolitana. Alguns dos principais pontos turísticos encontrados na Schlossplatz é o castelo medieval Altes Schloss e o castelo Neues Schloss no estilo barroco.
O cubo de cristal na Schlossplatz |
Nesta praça está o Kunstmuseum, um museu de arte, na forma de um grande cubo de cristal. A Köningstrasse é a principal rua de comércio da cidade e a praça do mercado, chamada Marketplatz, é um dos lugares mais movimentados de Stuttgart. Outra dica para quem entra ou sai dos limites urbanos da cidade são os vinhedos que dão origem ao famoso vinho da região, pois Stuttgart é uma das cidades produtoras de vinhos mais importantes da Alemanha.
Vinhedos de Stuttgart |
Visitamos Stuttgart numa época de grandes obras realizadas pela Prefeitura, que eram responsáveis pelo caos das horas de maior movimento de veículos. As melhorias sempre causam transtornos, é claro, não sendo por aqui diferente de qualquer parte do mundo. Pegamos um destes engarrafamentos para ir até a Köningstrasse, que não era muito longe do nosso hotel, mas, para quem não conhecia a cidade, parecia ser mais sensato pegar um de táxi e ir até lá. O tempo ia passando, o taxímetro rodando, crescia a angústia, mesmo porque o taxista não falava outra língua a não ser o alemão, quase chegando o tempo para o arrependimento.
Mas as dificuldades foram superadas pela paciência. O taxista nos deixou o mais próximo possível do local que havíamos pedido, e pudemos aproveitar o convívio da cidade até o cair da noite. Em frente ao Kunstmuseum, havia uma manifestação, acompanhada de perto pela Polícia, um tipo de coisa que exige cautela do turista ao se aproximar. Na Schlossplatz, as coisas não estavam muito diferentes. Depois, procuramos entrar numa galeria coberta, onde havia um shopping bacana, para fazermos um lanche e esperar que o trânsito se acalmasse, antes de retornarmos ao hotel.
Sou gaucho também de Porto alegre mas atualmente resido em Blumenau SC. Sou professor de História e Geografia e graças ao meu conhecimento através de viagens ao exterior, ministrei aulas de Geografia turística no Sindetur de Porto Alegre. Quero aproveitar a oportunidade e cumprimentá-la pelo bom gosto e capricho das fotos e comentários a respeito de cada local visitado. Um grande abraço; Jaime S Bandeira.
ResponderExcluirObrigada, Jaime, foi um prazer ler o teu comentário. Abraço.
ResponderExcluir