![]() |
O Castelo de Chenonceau |
O Castelo de Chenonceau foi construído durante a Renascença por obra e graça de várias mulheres (é conhecido como o Château des Dames), a saber: Cathérine Briçonnet, Diana de Poitiers, Catharina de Médici, Louisa de Lorena, Madame Dupin e Madame Pelouze. O castelo flutua, por assim dizer, dentro do calmo Rio Cher, fato este que faz reproduzir a sua imagem nas águas, parecendo que o mesmo está em pleno ar. O Castelo possui inúmeras salas e quartos mobiliados, adornados com pinturas e tapeçarias de grande valor, não se esquecendo de referir a sua bela capela.
Os jardins são belos e grandiosos, embora particularmente não me emocionem os jardins geométricos. Há o jardim de Diana de Poitiers, o qual foi construído em um terraço elevado, para protegê-lo das cheias do Rio Cher; há outro que é o de Catharina de Médici, com milhares de flores que são renovadas na primavera e no verão, e há também o jardim em labirinto, plantado com 2.000 arbustos, muito adequado ao gosto da época de Catharina, sendo de inspiração italiana.
![]() |
O nosso grupo do Tour de France VI em Chenonceau - 2005 |
O nosso almoço foi em grande estilo, num restaurante dentro dos domínios do Castelo, e a comida era realmente o que se conhece por comida francesa: saborosa e em pouca quantidade, ou seja, na medida certa. Antes de partirmos, tiramos uma foto histórica que eternizou a imagem de todo o grupo do Tour de France VI. Era um momento mais calmo e, por isso mesmo, propício para esta simbólica despedida. Depois, em Paris, o tempo iria correr como nunca...
Nenhum comentário:
Postar um comentário