Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 20 de março de 2013

França - Rocamadour


Peregrinando em Rocamadour

Rocamadour é um centro de peregrinação dos mais famosos da França. Trata-se de uma cidade situada num pico rochoso, acima do vale de Alzou. Nele encontramos casas medievais aglomeradas, muralhas, torres e capelas. Foi encontrado em Rocamadour, no ano de 1166 DC, um túmulo contendo um corpo muito bem conservado, que foi atribuído a São Amador. Após este achado, muitos milagres foram acontecendo e, com o tempo, a cada acontecimento destes, o sino da capela principal, a da Virgem Negra, era tocado.  A nossa peregrinação de turistas desta vez começaria “por cima”, ao contrário do que fizemos no Mont-Saint-Michel. Depois de apreciarmos uma belíssima vista da região, incluindo-se a da cidade de Hôspitalet, percorremos a via sacra dos peregrinos.


Vista de Hôspitalet do alto de Rocamadour

O começo da peregrinação

Este é um caminho pedregoso e sinuoso, sempre em descida e que, a cada curva, encontramos menção dos estágios da via sacra em uma espécie de capelinha. Existem várias destas capelas. Fiquei pensando como seria penoso percorrer tudo aquilo de joelhos. Por que esta idéia de autoflagelação é tão presente nas doutrinas cristãs? Conhecemos a Chapelle de Notre-Dame, que é o santuário onde está a Virgem Negra. A estátua, em que aparece em primeiro plano o Menino Jesus, era na verdade dourada, mas, com o passar dos séculos, foi se tornando negra. Possui certo estilo primitivo, diferente das que normalmente conhecemos, contando com mais de 800 anos. Nesta Capela, encontram-se réplicas de barcos, presentes de marinheiros que receberam graças.


As capelinhas da Via Sacra em Rocamadour

O nome Rocamadour, na verdade, vem de Roc Amator (amante das rochas). Uma curiosidade é que perto da capela, do lado de fora, há uma espada cravada na rocha, a qual é atribuída a Rolland (uma das tantas espadas de Rolland). Depois de percorrer a rua principal, com várias lojas de souvenires, fomos almoçar num restaurante que, além da boa comida e do bom vinho, proporcionava uma vista belíssima da região. Rocamadour vale a pena ser visitada!


A cidade encravada no pico rochoso

Almoço com boa comida e bom vinho, tendo ao fundo a vista belíssima de Rocamadour


Nenhum comentário:

Postar um comentário