Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 26 de março de 2013

Inglaterra - Canterbury


Canterbury: chalanas pelo Rio Stour

Canterbury, chamada por nós de Cantuária, é uma cidade medieval do sudeste da Inglaterra, no Condado de Kent e às margens do rio Stour, é o principal centro religioso do Reino Unido. Lá vive o arcebispo de Canterbury, o líder espiritual da Igreja Anglicana. A imponente catedral reflete esta importância. Santo Agostinho marcou sua passagem, quando converteu ao cristianismo o Reino de Kant no ano de 597, fundando uma sede episcopal. Ele se tornou o primeiro arcebispo de Canterbury. As ruínas da Abadia do Santo ainda existem, sendo consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. É uma cidade turística, mas apresenta um bom fluxo de estudantes, pois abriga duas universidades.

A Porta Histórcia, que dá acesso à Catedral

Saímos de Londres rumo ao sudeste da Inglaterra, a meio caminho de Dover, já que teríamos que realizar a nossa travessia de volta à França. Chegando a Canterbury, observamos as muralhas da cidade, que a cercam desde a época medieval. Do estacionamento, percorremos um túnel em cujas paredes havia o Millenium Mural, pinturas com representação de pessoas que ali viviam desde a Idade Média, até os nossos dias. 


Detalhe de algumas das pinturas existentes no túnel do Millenium Mural em Canterbury

Percorremos a pé o tranquilo centro da cidade. Mas é através da belíssima Porta Histórica de Canterbury que se pode chegar realmente até a Catedral. Como era exigida a compra de uma entrada, pois toda a igreja anglicana cobra ingressos, para que ela se mantenha financeiramente, preferimos declinar da visita naquela oportunidade, e fomos tomar um café, para depois caminhar pelas ruas centrais.

Através da Porta Histórica, vemos ao fundo a Catedral

Observam-se em Canterbury várias casas construídas com a técnica enxaimel, que são consideradas históricas. Algumas janelas projetam-se para fora da fachada, talvez como um ensaio para as futuras bay-windows. Uma das coisas mais legais para se visitar na Inglaterra são os pequenos antiquários das cidades do interior. Eles têm ares de lugares encantados, onde podemos achar coisas inimagináveis. Por quantas mãos de pessoas, que viveram há séculos, os objetos já passaram? Em que lugares remotos foram usados, num tempo inacreditavelmente longínquo? Na vitrine de um antiquário de Canterbury, havia um regimento completo de soldadinhos de chumbo!

Antiquário em Canterbury

Na famosa casa torta de Canterbury há uma inscrição, datada de 1849, com a seguinte frase de Charles Dickens: “... a very old house bulging out over the road… learning forward, trying to see who was passing on the narrow pavement below…” Parece mesmo que a casa está se espichando para ver quem está passando na calçada...

 A casa torta de Canterbury

Outro comércio bacana – seja qual for o país - são as porcelanas produzidas na região que visitamos. Aqui não poderia ser diferente. Trouxe gatos de porcelana na bagagem. Mas havia uma loja “dos sonhos” que, no horário da nossa visita, infelizmente estava fechada. Ficou a foto para relembrar a vitrine e fazer planos de compras imaginárias...

Loja de porcelanas em Canterbury

As lindas casas enxaimel de Canterbury

Pães ingleses de dar água na boca!

Uma pausa para o café!

The Old Buttermarket: a indicação para uma boa refeição, quando em visita à cidade!

Saindo do centro, seguimos as margens do Rio Stour, um caminho muito agradável e convidativo para fotos. Embora tenha sido breve a nossa passagem por Canterbury, ficou na memória uma bela lembrança desta encantadora cidade. Chegou a hora de partir. Canterbury conecta-se ao porto de Dover pela Autoestrada A2, que foi uma estrada romana por muitos séculos. Seguimos por ela, até Dover. Numa travessia de ferryboat, retornamos ao porto de Calais e, de lá, continuamos a nossa viagem, desta vez rumo à Bélgica.


O Rio Stour em Canterbury


Nenhum comentário:

Postar um comentário