Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Itália - Pitigliano


Pitigliano, a cidade suspensa na montanha

Esta cidade de origem etrusca da Toscana situa-se no alto de uma montanha com inúmeros penhascos e cavernas. Possui cerca de 4 mil habitantes. Na manhã do primeiro dia do mês de agosto, entramos na chamada Toscana Esquecida, vindos de Bracciano na região do Lácio. Visitamos primeiramente Pitigliano, a cidade medieval “suspensa” na montanha. Lá teríamos tempo livre para passear e almoçar. Trata-se de uma cidade fortificada que teve grande importância no passado e que hoje se revela uma agradável e calma paragem para os que procuram lugares cativantes, mas não tão freqüentados pela grande maioria dos turistas. Há coisas interessantes para se ver, como o Aqueduto, o Palazzo Orsini e a Sinagoga. Pitigliano também é chamada de a Pequena Jerusalém, pelo fato de nela habitar uma comunidade judaica. De modo mais abrangente, encontramos em Pitigliano necrópoles etruscas talhadas na rocha, ruínas romanas, casas medievais e igrejas barrocas. Os vinhedos, situados no perímetro de suas terras, possuem uma grande reputação.


Os vinhos de Pitigliano são imperdíveis!

Almoçamos no Il Noce (significa A Nogueira, porém no italiano o gênero desta árvore é masculino), um agradável local, cujas mesas ao ar livre estão sob uma grande e providencial parreira, proteção magnífica frente ao escaldante verão italiano. Lá experimentamos um spaghetti com trufas negras e tiramisù, acompanhado do vinho da região. Há uma vista maravilhosa da cidade obtida deste local. Podemos ficar horas e horas a olhar as paisagens...


Almoçando no Il Noce, à sombra de uma parreira


Tiramisù com assinatura...

Dentre as curiosidades de Pitigliano, não deixo de fazer referência a uma escultura em bronze, creio que situada na Piazza della Republica, de um trabalhador nas lides diárias, com seu burrinho que o acompanha nas árduas tarefas. Numa placa, encontra-se a seguinte inscrição em italiano, cuja tradução vem a seguir. “A noi posteri e figli di villani, il dovere di erigire un monumento dove l’uomo e il somaro esprimono il lavoro... la sofferenza... la speranza di una vita migliore... e che oggi è diventata certezza...” Itali Funghi. “A nós, posteridade e filhos de camponeses, o dever de erigir um monumento onde o homem e o burro manifestam o trabalho... o sofrimento... a esperança de uma vida melhor... e que hoje se tornou uma certeza”.


Escultura na Piazza della Republica






Nenhum comentário:

Postar um comentário