Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Turquia - Kaymakli


Representação da antiga cidade subterrânea de Kaymakli (Fonte: Internet)


Kaymakli é a mais famosa cidade subterrânea da Capadócia, das cinco que são abertas ao público. Estas cidades são consideradas sítios rupestres, que foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco.


A entrada da cidade subterrânea


Os túneis subterrâneos formam um extenso labirinto (Foto: Karen Miaguti)

As habitações da atual cidade foram construídas em cima de cerca de 100 túneis subterrâneos. Os túneis escavados no subsolo foram usados no passado como celeiros, áreas de estocagem e estábulos. Diferem dos da cidade subterrânea de Derinkuyu, porque são mais baixos e estreitos, além de oferecer uma estrutura interna diferenciada. Da mesma forma que Derinkuyu, os hititas foram os primeiros a fazer escavações deste tipo. Depois, os primeiros cristãos as utilizaram para se proteger da perseguição dos romanos e, mais tarde, outros povos igualmente perseguidos. Com o decorrer dos séculos, a cidade foi se expandindo, formando vários quilômetros de galerias. Os quatros andares que são abertos ao público apresentam áreas que eram utilizadas como igreja, estábulos, locais para armazenagem e prensas para vinho e azeite. Hospedamo-nos num hotel moderno nesta cidade.


Setas indicam o caminho de saída, no percurso aberto à visitação (Foto: Karen Miaguti)





Um comentário:

  1. Essa impressionou pela organização e disciplina que tiveram esses povos ao conseguir viver durante meses nesses locais.

    ResponderExcluir