Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 3 de setembro de 2016

Portugal - Alter do Chão


Vista da cidade do alto da torre do Castelo de Alter do Chão

Situada no Alto Alentejo, esta vila pertence ao Distrito de Portalegre. Conhecida pelos seus castelos, alguns hoje em ruínas, tem como seu ícone mais representativo o Castelo de Alter do Chão, construído a partir de uma fortificação romana, destruído em parte pelos Vândalos e reconstruído pelos mouros, no período da ocupação muçulmana. No ano de 1357, o castelo foi reformado no reinado de D. Pedro I (não o nosso Imperador), atribuindo-lhe com isto a atual configuração.


O Castelo de Alter do Chão

Pátio interno do Castelo de Alter do Chão

Na recepção vemos informações sobre o Castelo, sendo cobrado ingresso para visitá-lo

Um elevador dá acesso ao alto do Castelo, onde podemos ver a sua torre e a vista da cidade de Alter do Chão

Nesta cidade, encontra-se um centro equestre, que cria e treina cavalos da raça lusitana. É chamado de Coudelaria pelos portugueses, sendo esta a mais antiga de Portugal. A calma cidade possui ruas estreitas e casa brancas, frequentemente adornadas por detalhes de faixas amarelas. A Câmara Municipal acompanha a arquitetura típica portuguesa.

O Palácio do Álamo é uma propriedade da Câmara Municipal. Nele funciona um posto de turismo, uma biblioteca e uma galeria de arte. Este palácio de estilo barroco foi construído no Século XVII pela família Mendes de Vasconcelos, tendo sofrido melhoramentos no século seguinte.


O Palácio do Álamo

O Chafariz da Barreira, no estilo barroco tardio, foi construído pela Câmara Municipal anteriormente entre o castelo e a Igreja da Misericórdia. Nos Anos 1960 foi desmontado e reconstruído na atual praça.


O Chafariz da Barreira (à direita, com frisos em amarelo). No chão de pedras nas cores cinza e branca, vemos os desenhos geométricos característicos das cidades portuguesas

O Chafariz Quinhentista, chamado de Fontinha, foi mandado construir em mármore por Teodósio I, Duque de Bragança, no Século XVI. No espaldar estão os brasões dos Condes de Barcelos – Duques de Bragança e o da Vila de Alter do Chão.


O Chafariz Quinhentista

O Mercado Municipal

No interior do Mercado Municipal

Fonte externa no Mercado Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário