Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 11 de setembro de 2016

Portugal - Porto


Vista da cidade antiga de Porto

Localizada no litoral da Região Norte de Portugal, às margens do Rio Douro, Porto é a terceira maior cidade do país. Originou-se a partir de um povoado celta, antes do estabelecimento dos romanos, quando então passou a se chamar Portus Cale, nome este que deu origem a Portugal. Foi a capital do antigo Condado Portucalense, após a reconquista da península ibérica pelos cristãos, que acabou por sedimentar a base do Império Português. 


Porto é uma das cidades mais encantadoras de Portugal

O Porto é uma cidade desenvolvida e industrializada, mas mesmo assim ainda preserva os elementos das arquiteturas antiga e contemporânea. É famosa pelas suas pontes, pela respeitável Universidade, pelo vinho especialíssimo, pela boa gastronomia e por todo o encanto, que acaba envolvendo os seus visitantes.


Curiosidade: ao centro, na cor rosa, a menor casa da cidade de Porto

Fizemos um tour pela cidade, terminando no Centro Histórico, este declarado Patrimônio da Humanidade. No alto da colina Penaventosa, vislumbramos a Sé do Porto, a Catedral ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que apresenta os estilos românico, gótico e barroco. As sucessivas fases de construção, desde o Século XII, acabaram por agregar um pouco de cada estilo ao longo do tempo. 


A Catedral da cidade de Porto

Detalhe do prédio da Catedral

No Terreiro da Sé, vemos a Coluna Monumental (Pelourinho), a Casa-Torre Medieval e o Paço Episcopal. Junto à Sé, encontra-se a Casa do Cabido.


A Casa do Cabido (esq.) e o Paço Episcopal (dir.)

A Torre Medieval

O Pelourinho

Descendo o bairro da Ribeira, repleto de casas azulejadas e outras bem coloridas, chegamos perto do rio. Dentre as atrações, está o Palácio da Bolsa, que abriga a sede da Associação Comercial do Porto. É um prédio onde predomina o estilo neoclássico. Foi construído a partir de 1842. Cobra-se ingresso para a visita. Internamente, destaque para o Salão Árabe, que segue o estilo do Alhambra (ver postagem Espanha – Granada).


O Palácio da Bolsa

No bairro da Cordoaria, situa-se a Igreja dos Clérigos. Um dos ícones da cidade do Porto, que faz parte da Igreja, é a Torre dos Clérigos, uma torre sineira no estilo barroco. Construída entre os anos de 1754 e 1763 é considerada um Monumento Nacional de Portugal. Se houver tempo, há uma escadaria interna com 240 degraus, que permite subir até o alto.


Em primeiro plano, a Torre dos Clérigos, a qual faz parte da Igreja dos Clérigos

Na foto vemos duas igrejas, que parecem ser uma só, mas que foram construídas em épocas diferentes: a Igreja das Carmelitas (esq.) e a Igreja do Carmo (dir.), esta decorada com azulejos

O velho bonde circulando pelo centro histórico, tendo ao fundo a Igreja do Carmo

O Mercado Ferreira Borges situa-se próximo ao Palácio da Bolsa, na Praça da Ribeira, e é hoje utilizado para exposições culturais.


O Prédio do Mercado Ferreira Borges junto à Praça da Ribeira

A Ponte D. Luís I liga a parte antiga da cidade à Vila Nova de Gaia, centro da produção do vinho do Porto. Esta ponte, que cruza o Rio Douro, a mais emblemática da cidade do Porto, é uma ponte de metal, criada por discípulos de Eiffel, sendo construída entre os anos de 1881 e 1888. Anteriormente havia no local uma ponte pênsil, da qual restam apenas dois pilares e as ruínas da casa da guarda. Em tempo: o rei Luis I não compareceu à inauguração e, dizem, em represália teriam tirado o ‘Dom’ do nome, já que o nome oficial é apenas Ponte Luiz I... Detalhe: o metrô passa por cima da ponte!


Ao fundo a famosa ponte Ponte Luís I

A cidade antiga ao longo do Rio Douro

As Muralhas Primitivas do Porto possuíam 4 portas. Delas restou apenas um pequeno trecho, que está situado na Calçada de Vandoma, junto à Sé. Depois, foram construídas as Muralhas Fernandinas (parece uma serpente cheia de dentes). Ao seu lado, passa o Funicular dos Guindais.


Vista parcial das Muralhas Fernandinas

A Universidade do Porto é uma instituição pública, fundada em 1911. Divide-se em 3 polos principais, sendo que, no centro da cidade, situa-se o Polo 1.


O prédio da Universidade do Porto no centro da cidade

Um dos pontos altos na visita à cidade de Porto foi a visita às caves para degustação do célebre vinho do porto. Este vinho é produzido a partir das uvas tintas da região do Douro, sendo armazenadas nas caves de Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro. Na época dos Descobrimentos, em que as viagens eram muito longas, usava-se um método para a conservação dos vinhos, que era a adição ao mesmo de uma aguardente de alto valor alcoólico, obtida a partir do vinho, envelhecida em pipas de carvalho. Este método é reivindicado pelos ingleses, mas dizem que os portugueses o usavam bem antes do comércio da bebida com a Inglaterra. 


Visita a uma cave de vinho do Porto

Esta incorporação ao vinho do porto, num determinado período da maturação, faz com que seja interrompida a fermentação do vinho, tornando-o mais doce e com maior valor alcoólico. Certamente pesam no processo a qualidade das uvas e o clima apropriado da região.


O vinho é envelhecido em imensos barris de carvalho

Há três tipos de vinho do porto: o Branco (bebido como aperitivo e resfriado), o Ruby e o Tawny, além das categorias especiais, que tornam bem mais complexo o assunto.


Na foto os tipos Branco e Tawny

A cidade do Porto, na verdade, tem o seu papel na exportação do vinho para o mundo todo, atraindo para si parte da fama da bebida que apenas comercializa. No passado, os ingleses eram os maiores importadores da bebida, mas hoje em dia o vinho se consagrou pelo mundo inteiro. Os barcos que transportavam o vinho pelo Douro das quintas (vinícolas) até os armazéns, eram os barcos rabelos, as quais podem ser ainda encontradas no cais da Vila Nova de Gaia.


No almoço, Polvo à Lagareiro...

Nada como almoçar num restaurante típico, abrindo os trabalhos com o drink Porto Tônica, ou seja, vinho do porto com água tônica e limão. 


E um Bacalhau à Moda da Casa...

Tentamos conhecer a Livraria Lello, uma das mais bonitas do mundo, mas a fila era imensa. Ficaram as fotos para recordarmos este momento tão especial.


A Livraria Lello é um dos atrativos da cidade do Porto

Uma pequena mostra do lindíssimo interior da livraria

À noite, fomos a um jantar com show de fado.


Um show de fado é um espetáculo imperdível em Portugal

A noite em Gaia, onde ficamos hospedadas, marca a despedida da cidade de Porto


Nenhum comentário:

Postar um comentário