Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 10 de março de 2013

Alemanha - Aachen


RENÂNIA DO NORTE-VESTFÁLIA




A Capela Palatina - A parte que restou do palácio de Carlos Magno

Situada na Renânia do Norte – Vestfália é também conhecida como Aix-la-Chapelle no francês. Localiza-se numa região de planície no oeste da Alemanha, próxima à fronteira da Bélgica e da Holanda. O nome vem de Aquae Grani, Apolo Grano, protetor dos banhos de águas termais, sendo fundada pelos romanos no século I. Carlos Magno a escolheu como capital do Sacro Império Romano-Germânico e foi sede da coroação de 32 imperadores, até que a cerimônia foi transferida para Frankfurt. Foi palco da assinatura de tratados, concílios, sínodos, o que comprova a sua importância. Muitos reis alemães foram lá coroados. A cidade foi ocupada por tropas francesas em 1794, anexada em 1801 pela França e passada à Prússia em 1815. Foi também ocupada pelos aliados na 1ª Guerra Mundial, caindo em poder destes na 2º Grande Guerra.



Algumas das curiosas estátuas de Aachen


Estive em Aachen no ano de 2006. É uma cidade encantadora. Aachen tem uma grande importância turística em função de suas termas e de seus monumentos históricos. Carlos Magno está sepultado na Catedral de Aachen, que é majestosa e oponente em seu estilo.



Um efeito de ilusão de óptica bem interessante



 Há uma série de esculturas que são encontradas pelas ruas da cidade, algumas bem curiosas e até divertidas. Foi nesta cidade que encerramos com pompa e circunstância a nossa viagem à Alemanha naquele ano. Na continuação, um trajeto mais extenso nos aguardava, rumo à Amsterdã, já que Aachen se localiza relativamente perto da Holanda.


 
Junto a uma fonte giratória, decorada com figuras folclóricas



Nenhum comentário:

Postar um comentário