KÖLN - RENÂNIA DO NORTE-VESTFÁLIA
 |
Uma bela praça florida em Colônia |
A cidade de Colônia é a quarta maior da Alemanha e a maior do Estado da Renânia do Norte – Vestfália, sendo considerada a capital econômica, cultural e histórica. Localiza-se na intersecção do Rio Reno, com uma das maiores rotas comerciais entre a Europa Ocidental e a Oriental. Desde a Idade Média, tornou-se um importante centro eclesiástico, de artes e de aprendizado. A sua Universidade é uma das maiores da Alemanha e possui 31 museus. Colônia também é conhecida por sua cerveja, chamada de Kölsch, que também é o nome do seu dialeto. Foi uma das sedes da Copa do Mundo em 2006.
 |
As curiosas estátuas de Tünnes e Schäl |
Saindo de Sankt Goar, pegamos a estrada com direção à cidade de Colônia, situada às margens do Rio Reno. É uma cidade encantadora. A nossa visita incluiu os antigos portais romanos da cidade, a Universidade de Colônia, fundada em 1388, sendo uma das mais antigas da Europa e o centro histórico, passando pela Prefeitura. Perto desta, localizam-se os antigos banhos públicos judaicos que adentram o subsolo, com escadarias e recintos, datando do ano de 1200 DC. A construção está protegida por uma espécie de pirâmide de vidro. A maior atração é a Catedral de Colônia, um marco da arquitetura gótica na Alemanha.
 |
A Catedral de Colônia passava por um difícil processo de limpeza de suas fachadas na época |
Existe uma réplica no solo de um dos florões da Catedral, medindo 9,50m x 4,60m. Contaram-nos que, por causa de sua grande altura, podia ser avistada com facilidade pelos aviões na 2ª Grande Guerra, não sendo destruída por este motivo estratégico. Ela é realmente impressionante. Há um lento trabalho de limpeza de sua fachada externa que não pode receber um tratamento mais agressivo, devido à natureza do material empregado na sua construção. O porto é bem agradável de ser visitado. Foi-nos mostrada uma espécie de comporta que está recolhida ao chão. Se houver uma enchente, ela poderá ser levantada, impedindo que as águas invadam a cidade naqueles pontos considerados críticos.
 |
Uma réplica dos imensos florões da Cetedral de Colônia |
Era o dia 03 de outubro, quando estive em Colônia. Pude presenciar uma comemoração do Dia da Reunificação da Alemanha. Uma pequena banda, com seus membros vestidos com roupas típicas, veio brindar aos presentes com músicas alegres e festivas. O ponto alto foi diante da Catedral de Colônia.
 |
A comemoração do Dia da Reunificação da Alemanha na cidade de Colônia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário