Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 12 de março de 2013

Escócia - Dalwhinnie


Iríamos visitar a destilaria Blair na cidade de Pitlochry, mas, por uma mudança na programação, acabamos seguindo pela rodovia A9 e fomos até Dalwhinnie, onde está instalada a Dalwhinnie Distillery. Ela foi fundada em 1898, sendo uma das seis destilarias da Escócia, que produzem o malte clássico. Está situada junto às montanhas do Cairngorm Park.

Chegando à destilaria para a nossa visita


Na destilaria tivemos a oportunidade de conhecer o processo de fabricação do uísque e fazermos uma degustação. Durante a explicação, infelizmente não pudemos fotografar as diferentes etapas da elaboração do produto. Em linhas gerais, o processo começa com a mistura da cevada com a água quente, formando o “wort”, o qual passa para os destiladores. Durante esta fase, ocorre o controle de qualidade, o qual analisa se o wort deve seguir adiante ou voltar novamente para a destilação. Nesta fase, o pré-uísque está a 78% (o teor alcoólico do uísque é 43%). Se este produto não passar pelo envelhecimento, é chamado de “spirit” e pode ser, por exemplo, adicionado ao vinho para produzir o porto ou o xerez. Seguindo o processo normal, o uísque é envelhecido em barris de carvalho ou de cerejeira.

Um click junto aos barris de carvalho decorativos

Nesta destilaria, o normal é que o uísque seja envelhecido por 12 anos, mas o ideal é que o uísque envelheça por 15 anos. A destilaria produz o single malt, isto é, um destilado feito exclusivamente de cevada numa única destilação. É o tipo mais raro e caro de uísque e deve ser tomado puro, sem gelo e num copo pequeno. Aprendemos que o envelhecimento do uísque é realizado unicamente nos barris e não depois de engarrafado. Assim como os vinhos, o uísque tem os seus aromas: baunilha, mel, frutos e outros. Finalmente, a degustação foi realizada na lojinha da destilaria, onde fizemos as nossas compras.

Fernanda na sala de degustação da destilaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário