Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 12 de março de 2013

Escócia - Edimburgo


Vista de Edimburgo a partir do Castelo, tendo ao fundo a visão do Rio Forth


Pelas ruas de Edimburgo

A Capital da Escócia, que é a sede do parlamento escocês, situa-se às margens do rio Forth e é um importante centro econômico e cultural, com poderes próprios, mesmo após a unificação do parlamento do país com a Inglaterra. O centro histórico é dividido em duas partes, que englobam áreas verdes: ao sul encontramos a Old Town, o Castelo de Edimburgo e a famosa Universidade de Edimburgo. Ao norte, encontramos a New Town e a Princes Street.

O Castelo de Edimburgo

O imponente Castelo está situado em cima de um vulcão extinto, o Castle Rock. A cidade velha preserva as feições medievais, e muitos edifícios são do tempo da Reforma Protestante. É o principal destino turístico da Escócia. No mês de agosto, acontece o famoso Festival de Edimburgo, com apresentações de dança, música, teatro e ópera.

A esplanada do Festival, em frente ao Castelo de Edimburgo

No começo da tarde saímos de Alnwick, na Inglaterra, pela estrada A1 e contornamos a costa inglesa tendo a agradável visão do Mar do Norte à nossa direita. Após passarmos por Berwick-upon-Tweed, entramos no território da Escócia, sempre acompanhando o litoral. As paisagens pouco a pouco se tornavam mais ricas. Os campos extensos eram cultivados principalmente com o feno, a cevada e o milho. O céu, por sua vez, acumulava enormes nuvens brancas e acinzentadas em formas cada vez mais elaboradas, contrastando com os reduzidos espaços reservados ao azul estival. As flores púrpuras de Heather (Calluna vulgaris), que encontramos por todo o Reino Unido, floresciam, por vezes, em grandes extensões do território. Esta flor é considerada um ícone da Escócia, onde ela floresce em abundância. É uma das flores que compõe os Florais de Bach e tem a propriedade de prevenir emoções de egocentrismo.

As flores de Heather nos campos da Escócia

Chegamos a Edimburgo no meio da tarde. Nos bairros mais afastados do centro, pudemos admirar as belas casas de moradia com jardins cultivados com todo o capricho. Após instalarmos as nossas bagagens no hotel, fizemos uma visita panorâmica pela cidade com o guia local. A cidade estava muito movimentada, principalmente porque estávamos no período do Festival de Edimburgo e pareceu-nos ser agradavelmente acolhedora. Percorremos o Holyrood Park, uma imensa área verde, com altas montanhas, vales e lagos, ideal para a prática das escaladas e caminhadas, um esporte muito atraente para os escoceses. No centro do parque, encontra-se o Arthur Seat, o ponto mais alto de Edimburgo. O acontecimento mais importante foi conhecer o Palácio de Holyrood, a residência oficial da Rainha, quando esta vem à Escócia.

As montanhas do Holyrood Park

O Palácio de Holyrood, a residência escocesa da Rainha Elisabeth

Passamos em frente à Bute House, a residência oficial do Primeiro Ministro escocês, na Charlotte Square, com o inconfundível estilo georgiano. Após o passeio, tivemos um tempo livre para passear pelas ruas fervilhando de turistas perto da área do Castelo. Há inúmeras lojas na Old Town vendendo os produtos típicos escoceses, onde se sobressai a excelente caxemira escocesa. À noite tivemos um jantar típico, com canções e danças escocesas, com tempo para degustação do típico “haggis”. Este é um prato típico escocês feito de coração, fígado e pulmões de ovelha ou vitela. Na manhã seguinte, seguimos viagem pelas terras altas da Escócia, passando pela ponte do rio Forth. Daqui para frente, conviveríamos com as altas montanhas, lagos e paisagens marinhas...

Entrada da Queen’s Gallery, uma galeria de arte que exibe obras da coleção real, a qual faz parte do complexo do Palácio de Holyrood

Casa de infância do escritor Robert Louis Stevenson, autor de O Médico e o Monstro e A Ilha do Tesouro, na famosa rua Heriot Row

Detalhe da Galeria Nacional da Escócia, que possui a maior coleção de arte da Escócia

Posando ao lado de um autêntico escocês

Um jantar de despedida de Edimburgo, com músicas e danças escocesas


Nenhum comentário:

Postar um comentário