Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Espanha - Madri


Madri

Situa-se no centro da Espanha e teve origem numa pequena comunidade ao redor de um forte construído pelos mouros. Madri tornou-se a Capital da região de Castilla em 1561 e conheceu posteriormente o governo dos Habsburgos e Bourbons, período este em que lhe foram acrescentados mosteiros, igrejas, prédios, palácios e praças magníficos. Chegamos na noite de sábado a Madri e, antes de nos hospedarmos no hotel, fizemos um breve passeio à Praça Maior, para depois nos dedicarmos ao nosso jantar. No domingo pela manhã, fizemos uma visita panorâmica pela cidade com o nosso guia e realizamos algumas paradas em locais importantes. Dentre as atrações de Madri estão a já mencionada Praça Maior, que teve a sua criação no Século XVII, em cujo centro ergue-se a estátua eqüestre de Filipe II, o seu idealizador.

Fernanda tendo ao fundo a Fonte de Netuno

As arcadas que cercam a praça abrigam cafés e lojas; a Gran Via, uma importante avenida da cidade, com prédios de importante valor arquitetônico, lojas, restaurantes e cinemas; a Porta de Alcalá, que era um antigo portão de entrada da cidade e é esculpido em granito. Situa-se na Praça da Independência, ao final da Calle de Alcalá; a Praça de Cibeles que, seguindo-se em linha reta da Porta de Alcalá, é encontrada com sua belíssima fonte, com a estátua da deusa romana Cibele; o Museu do Prado, que abriga as maiores coleções dos pintores espanhóis Velázquez e Goya existentes, além de obras de outros pintores europeus, construído em 1785; a Porta do Sol, que é uma antiga porta de entrada leste da cidade, é uma área muito movimentada de Madri. No centro, ergue-se a estátua de Carlos III. Perto, encontramos a estátua que é o símbolo de Madri: um urso de bronze que tenta alcançar os frutos de uma árvore mediterrânea (o medronheiro) e a Praça da Espanha, uma das mais importantes praças de Madri e de onde sai a Gran Via, principal avenida da cidade. As esculturas remetem ao Dom Quixote. Madri pareceu-nos uma cidade tranqüila, o que se justifica pelo fato de os madrilenos tirarem férias no mês de agosto.

Detalhe da Gran Via

Fizemos uma parada para conhecer o Palácio Real. Este imenso palácio foi erguido no Século XVIII e foi residência da realeza espanhola. Atualmente, é usado pelo Rei apenas nas cerimônias especiais. A decoração ressalta o gosto dos Bourbons, que foram os proprietários do castelo.

O Palácio Real de Madri

À noite, o nosso grupo foi assistir a um belíssimo espetáculo de flamenco, na região da Praça Maior, onde se encontram as casas de espetáculos mais populares. Fomos até a “Florida Park”, para um espetáculo de Folclore Espanhol e Flamenco, o qual foge um pouco do estrito folclore, permitindo uma maior interação com o público. Como não era permitido fotografar ou filmar, a saída foi bater uma ou outra foto de maneira mais discreta. Foram apresentados vários números, que foram muito aplaudidos. Assistimos ao show, acompanhado de uma excelente sangria...

Noite flamenca no Florida Park


Nenhum comentário:

Postar um comentário