Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Espanha - Toledo


A incrível vista de Toledo


A cidade imperial de Toledo situa-se a meia hora de Madri, na região central da Espanha, denominada de “A cidade das Três Culturas”: a árabe, a hebréia e a cristã, que sintetizam a história da cidade. É conhecida pela indústria metalúrgica, sendo famosa pela fabricação de espadas, possuindo também um artesanato típico muito interessante. O centro histórico situa-se num magnífico promontório sobre o Rio Tejo. Toledo foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Dentre as atrações de Toledo, está o Alcázar, que é uma fortaleza construída pelos romanos e tomada pelos visigodos no Século VI, os quais deixaram para a posteridade o legado das igrejas. Com a conquista dos mouros, Toledo fez parte do Califado de Córdoba. Finalmente, Afonso de Castela venceu os mouros e a elegeu Capital do Reino de Leão e Castela. Na Idade Média, atingiu o seu apogeu de desenvolvimento.

Toledo é uma das cidades mais bonitas da Espanha

Zocodover é a praça principal, com cafés e lojas e onde foi erigida a Igreja de Santo Tomé. Neste templo, encontra-se a obra-prima de El Greco, que viveu em Toledo até a sua morte: o Enterro do Conde de Orgaz. Destaca-se, ainda, a Catedral, uma das maiores da cristandade, misturando estilos do gótico-francês, mudéjar (estilo cristão-islâmico) e plateresco.

Vista parcial da Catedral de Toledo

Partimos de Madri na manhã de um ensolarado domingo em direção à Toledo. Antes de adentrarmos na cidade, fizemos uma parada no magnífico Mirador Del Valle. Esta cativante cidade medieval é um verdadeiro cartão-postal, oferecendo vistas magníficas sob os mais diversos ângulos, cada qual introduzindo-nos a uma nova forma de admirá-la e de senti-la. Algumas destas vistas chegam a lembrar as cidades medievais da Itália. A vegetação é enriquecida por exemplares de palmeiras árabes, oliveiras e ciprestes. Inicialmente, tivemos a oportunidade de conhecer o artesanato “damasquinado”. Esta é uma técnica em que se realizam figuras e desenhos introduzindo-se metais como ouro e prata em aço, ferro ou cobre, geralmente enegrecidos. O nome vem da cidade de Damasco. A técnica era conhecida pelos egípcios, gregos e romanos. Na Espanha existem dois centros produtores: Toledo e Eibar. Em Toledo, desenvolveu-se a técnica chamada de Toledo Gold, que serve como identificação da cidade.

Peças produzidas em Toledo

Fernanda e o Cavaleiro Andante

Após a visita à fábrica e loja de produtos damasquinados, tivemos acesso à parte alta da cidade, através de escadas-rolantes, uma oportunidade extra para apreciá-la em toda a sua extensão. Fizemos um passeio a pé pela cidade antiga até o Alcázar e à Catedral. Além das construções históricas, o comércio variado e a gastronomia típica são atrações imperdíveis para os turistas que percorrem as ruas de Toledo diariamente. E não nos esqueçamos que por elas passou Don Quixote de La Mancha! Partamos, pois, em busca da realização dos nossos devaneios... Almoçamos num pequeno restaurante, fizemos algumas compras e nos reunimos ao grupo no meio da tarde para voltar à Madri.

Até breve, Toledo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário