Zaragoza (leia-se Saragoça) situa-se na região leste da Espanha, que é caracterizada por climas e paisagens muito diferentes entre si. É a Capital de Aragão e localiza-se às margens férteis do Rio Ebro. O nome se origina de Cesar Augusta (assim mesmo), em homenagem ao primeiro imperador de Roma, assim chamada quando ainda era uma colônia romana Possui como atrações a Plaza Del Pilar, onde está situada a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com onze cúpulas de azulejos e é o cartão postal da cidade; a Lonja, a bolsa de mercadorias; o Palácio Episcopal e a Catedral de Zaragoza - La Seo -, que mistura diversos estilos e onde podemos vislumbrar no seu exterior o revestimento de tijolos e cerâmicas Mudéjares. A palavra mudéjar significa doméstico em árabe. A arte mudéjar consiste na aplicação em edifícios cristãos de elementos como o arco em forma de ferradura, ou de materiais de estilo hispânico-muçulmano.
Fonte de La Hispanidad, uma representação da América Latina |
Chegamos à Zaragoza pelo meio-dia, tempo para um passeio e uma visita à Basílica, antes de almoçarmos nas imediações da Plaza Del Pilar. É uma bela e tranqüila cidade com dezenas de prédios históricos e igrejas de rara beleza, muito visitados pelos turistas, principalmente nos meses de verão. As ruas do centro, onde prédios coloridos e bem cuidados se perfilam, possuem lojas e restaurantes convidativos.
Ruas agradáveis para passeios e compras |
A Basílica de Nossa Senhora do Pilar é muito bonita e o que mais chama a atenção são as cores de suas cúpulas de azulejos que remetem ao Brasil: verde, amarelo, azul e branco, num desenho de losangos que lembram a nossa bandeira...
Basílica de Nossa Senhora do Pilar |
Detalhe da cúpula de azulejos que remete às cores da bandeira do Brasil |
Nenhum comentário:
Postar um comentário