Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 18 de março de 2013

França - Nice


Vista de Nice


Nice está situada na costa do Mar Mediterrâneo e ao fundo da Baía dos Anjos. Foi fundada pelos gregos e colonizada pelos romanos. A cidade foi italiana até 1860, o que é comprovado pelas fachadas em tom pastel da Cidade Velha (Vieille Ville ou Vieux Nice). Com clima mediterrâneo agradável, atraiu para si os mais abonados cidadãos europeus e até mesmo os dignos representantes da realeza européia e russa. A Capital da Côte d’Azur possui 5 km de praias de cascalhos, pois antes dela, até Antibes (a oeste de Nice), as praias foram agraciadas pela nossa conhecida areia. A cidade, que possui o segundo maior aeroporto da França, é muito movimentada no verão, quando fica especialmente apinhada de turistas. O trânsito, por esta razão, transforma-se numa procissão caótica. Nice não descuida da sua tradição nas artes, possuindo muitos museus, como o de Matisse, o de Chagall e o de Arte Contemporânea. A cozinha mediterrânea de Nice é influenciada pela Provence e pelas regiões italianas da Ligúria e do Piemonte. Vem de Nice a famosa Salade Niçoise e o vinho Bellet é produzido em seu território.


Vista da Baía dos Anjos


Chegamos a Nice à noite e nos hospedamos no hotel. Pela manhã, ainda com o comércio fechado, percorremos o Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais), que foi construída em 1830, com os recursos da colônia inglesa residente em Nice. Trata-se de uma estrada com oito pistas, repleta de palmeiras, com lojas, restaurantes, prédios belle époque, hotéis, como o famoso Hotel Negresco, sempre com a vista voltada para as águas azuis do Mediterrâneo. Nice lembra a nossa Copacabana. A temperatura matinal que nela encontramos incentivava os passeios, as corridas ou o ciclismo, atividades que os locais praticam habitualmente. Àquela hora, as cadeiras de praia ainda estavam vazias e os guarda-sóis listrados ainda fechados. O cais repleto de barcos tornava a cidade ainda mais chique e descontraída.


Percorrendo o Passeio dos Ingleses

Saímos de Nice no meio da manhã, seguindo a Corniche, com a visão das incríveis paisagens da região dos Alpes Marítimos franceses, com povoados suspensos nas montanhas, fazendo deste um passeio memorável. Nosso próximo destino seria a pequena e perfumada Èze. Aqui, cabe uma explicação. As três Corniches existentes na região estão entre as mais espetaculares estradas costeiras do mundo. Eles correm por 30 km, paralelas umas às outras, a partir de Nice para leste até Mônaco e, até Menton, na fronteira com a Itália. Percorrem-se cidades como: Villefranche-sur-Mer, Cap Ferrat, Beaulieu, Èze, Cap d'Ail, Mônaco - Monte Carlo, La Turbie, Roquebrune, Cap Martin e, finalmente, Menton. No percurso observa-se uma paisagem urbana desenvolvida em costas rochosas e íngremes.


A Marina de Nice

Fonte em Nice

A Grande Corniche foi construída sob o reinado de Napoleão, seguindo a estrada romana de Aureliano. Este trecho era conhecido como "Via Julia Augusta". É a mais alta das três estradas e com as vistas que se estendem tanto para o mar e quanto para o interior. Em La Turbie, monumento romano, pode-se tomar o caminho de Les Hautes de Monte Carlo. Esta Corniche é um local muito utilizado para gravar comerciais de carro. Grace Kelly foi filmada neste lugar no filme de Hitchcock, O Ladrão de Casaca. Ela faleceu em 13 de setembro de 1982 em um acidente de carro numa descida perigosa cheia de curvas sinuosas, que liga a Grande Corniche com a Média Corniche (Moyenne Corniche). Perto de Cap d’Ail, o carro caiu do penhasco. A Princesa Stephanie sobreviveu. Não há nenhum memorial neste lugar, mas algumas flores frescas podem ser vistos à beira da estrada. A Média (Moyenne) Corniche data de 1920. Foi construída para aliviar o congestionamento na estrada costeira, a Baixa (Basse) Corniche. Ele oferece vistas gratificantes. A cidade de Èze-Village (parte antiga) é muito conhecida e visitada. A Baixa Corniche ou Corniche Inferior é a antiga estrada costeira que liga esta seqüência de belas cidades e aldeias, entre as montanhas íngremes e o azul do Mar Mediterrâneo.


Nice vista da Corniche

Nenhum comentário:

Postar um comentário