Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 23 de março de 2013

Holanda - Volendam


Casas de veraneio em Volendam

Esta vila de pescadores construída ao longo de um dique no IJsselmer, com cerca de 20 mil habitantes, atrai numerosos turistas. Lá podemos encontrar alguns habitantes vestidos com trajes típicos andando pela cidade e, principalmente, dentro do comércio. As mulheres usam aquelas touquinhas de renda, saias listradas em azul e branco e tamancos. Da mesma forma que Marken, eu conheci Volendam há seis anos. E como foi bom revê-la...


Junto à varanda de uma das casas de Volendam


Os barcos ancorados no porto de Volendam, as lojas de souvenires e de decoração, restaurantes e cafés ao longo do dique, as casas de madeira perfiladas ao longo das ruas estreitas, as janelas enfeitadas com bibelôs e cortinas de renda, jardins primorosos, com vista permanente ao Lago Issel revelam o panorama geral deste mundo encantador... Ter uma casa de veraneio por lá sai bem caro, coisa para poucos. Os holandeses gostam de suas raízes, pois as casas são na grande maioria de modelos tradicionais. Gostam de cultivar o seu jardim e plantar temperos e árvores frutíferas.


Uma linda varanda, em frente ao Lago Issel: precisa mais?

Àquela hora do almoço, Volendam fervilhava de turistas. Hora de procurar um restaurante. Passamos pelo De Koe, A Vaca, que tem uma pronúncia que nem vou tentar explicar, e que serve comida típica, por mim já conhecido. Optamos pela Cathrien Brasserie, agradável e com vista para o lago, que nos ofereceu uma refeição ótima e um bom vinho. Depois, fizemos um passeio pelas ruas, seguindo pela avenida que se abre para uma infinita fileira de casas de frente para o lago. As varandas das casas e os jardins nos fazem parar para admirá-los. Algumas delas possuem o nome da família escrito na fachada, algo muito simpático.


A rua comercial de Volendam

Ao longo da tarde, o vento começava a soprar e, ao final da mesma, quando a luz havia diminuido, só nos restava voltar à Amsterdã. Deixamos para trás esta parte especial da Holanda, para guardar para sempre na nossa memória. No regresso, num gramado estavam escritas as palavras moldadas em topiaria: “Tot Ziens”, que quer dizer “Até logo” (pronuncia-se: tot ziins).


Tot Ziens, Holanda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário