Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 31 de março de 2013

Itália - Bergamo


Bergamo, uma cidade de belos prédios históricos

Bergamo é a Capital da província de mesmo nome, com pouco mais de 110 mil habitantes, e está situada no alto de uma colina. Situa-se na região da Lombardia. Divide-se em Cidade Alta e Cidade Baixa. A Cidade Alta possui uma arquitetura medieval e, no passado, já foi uma fortaleza inexpugnável. Nela, vemos importantes construções medievais e renascentistas que são os principais prédios históricos da cidade. A Cidade Baixa é mais moderna. Famosa na história da música pela tradição do ensino e do canto, Bergamo é também um centro industrial importante.


Vista de Bergamo do funicular

Saindo de Morcote na Suíça, passamos pela cidade de Como e pelo seu famoso lago, chegando por fim a Bergamo. Para se chegar à Cidade Alta, a parte antiga, nós utilizamos como meio de transporte um funicular.


Enquanto subíamos lentamente, era possível apreciar a beleza da vista da Cidade Baixa. Chegando lá, ficamos livres para passear e almoçar. Após um breve passeio e uma conferida nas vitrines e nos belíssimos prédios, fomos almoçar num pequeno restaurante com mesas ao ar livre. Pedi uma dose de grappa, só para experimentar, mas de tão forte que era, misturei-a na coca-cola, tornando-a mais assimilável. O doce típico de Bergamo é feito de polenta e, naturalmente, ela está presente nos pratos salgados, mas é servida na forma mole e não frita como estamos acostumados aqui no Brasil.


O Doce de Polenta de Bergamo

Antes de entrarmos no funicular para voltar ao nosso ônibus e prosseguir a nossa viagem, entramos num Café, para degustar um expresso. O fato mais inusitado, na terra que se gaba por oferecer o melhor café, foi o de ser servido o líquido em cerca de um quarto de uma xícara de cafezinho, a dose mais estranha que se podia esperar para um expresso! Saindo de Bergamo, seguimos viagem pelo vale do Rio Pó.


Num recanto de Bergamo


As ruas tranquilas da Cidade Alta

A fachada da Cappella Colleoni de mármore rosado



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário