Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 31 de março de 2013

Itália - Bologna


O Palazzo D'Accursio


Com 373.170 habitantes, Bolonha teve origem etrusca no longínquo ano de 510 a.C. sendo que a antiga capital chamada Felsina passou a ser denominada Bologna na era romana. Possui a Universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Nela estudaram Dante e Petrarca. A cidade está situada numa região de planícies e colinas da região da Emilia-Romagna, e é um importante centro cultural e artístico. São destaques em Bologna as torres inclinadas de Asinelli e Garisenda do século XII. Estas altas torres teriam sido referidas no Inferno de Dante. A torre de Garisenda teve de ser diminuída com o passar do tempo, devido à sua perigosa inclinação.


Uma das torres desponta no céu de Bologna

Chegamos a Bolonha numa manhã ensolarada de domingo. Havia pouca gente circulando pelo centro medieval da cidade, a maior parte composta por turistas estrangeiros. As lojas estavam fechadas e apenas alguns cafés e restaurantes estavam em funcionamento. Tivemos tempo para passear, depois de conhecer pontos de destaque como a Piazza Maggiore, a famosa Fonte de Netuno, na Piazza Netuno, a Igreja de São Petrônio e as torres inclinadas. Depois, eu e minha filha fomos almoçar num restaurante junto ao Palazzo Del Podestà, o antigo palácio do governo.


A Fonte de Netuno

Enquanto esperávamos pelo serviço, observamos que algumas pessoas ficavam postadas abaixo da cobertura de arcos, pelos cantos, falando para as paredes e acabamos entendendo a razão. O eco produzido pelas palavras de uma pessoa era ouvido pela outra pessoa no lado oposto, como se fosse um telefone sem fio. Conferimos nós mesmas este curioso e engraçado acontecimento. Ficamos em Bolonha por algum tempo e, no começo da tarde, partimos rumo a San Marino, que fica entre as regiões de italianas de Emilia-Romagna e Marche, onde teríamos um jantar especial. As paisagens desta região são parecidas com as da Toscana, por isso ela é igualmente bela!


A Basílica de São Petrônio




Nenhum comentário:

Postar um comentário