Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Itália - Florença


Vista de Florença

A maior cidade da Toscana é também a Capital artística da Europa, abrigando inúmeros gênios durante o curso da sua história. O mais ilustre foi Michelangelo. Na Europa medieval, foi um importante centro cultural, comercial e financeiro, sendo dominada por um grande período pela família Médici que promoveu a realização de grandes obras e possibilitou à Florença a outorga do título de berço do Renascimento. Além das construções belíssimas, chamam a atenção os seus inúmeros jardins tipicamente italianos. A Ponte Vecchio, cruzando o Rio Arno, é o símbolo da cidade e é a primeira construção da época romana. Sua população é de 360 mil habitantes. Chegamos a Florença numa tarde de domingo. O nosso hotel ficava um pouco longe do centro, mas, pela sua localização em um local elevado, tínhamos uma vista privilegiada da cidade através do terraço que existia no mesmo andar do nosso quarto. A vista noturna era igualmente linda.


Vista parcial da Catedral de Santa Maria del Fiore

Na manhã seguinte, começamos a visita oficial à Florença na Piazza Del Duomo, em frente à Catedral de Santa Maria Del Fiore e ao Batistério. Havia muitos turistas, como naturalmente se espera. Mas é difícil fotografar a Catedral, pois há pouco espaço em torno dela e só nos resta fotografá-la por setores.


Junto à Catedral, o Batistério

Detalhe da porta do Batistério

O Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria

Perto dali, na Piazza della Signoria, vê-se o Palazzo Vecchio, que é a sede do governo. Na Loggia della Signoria, há algumas réplicas de esculturas famosas, como a de Perseu segurando a cabeça cortada da Medusa. Vê-se também a Fontana Del Nettuno e o campanário de Giotto. Em resumo, há muito que se ver e conhecer junto nas proximidades da Catedral. Dos lugares que visitamos, cito o museu Casa di Dante numa das ruas do centro histórico. Próximos à Galleria degli Uffizi, fomos liberados para utilizar o nosso tempo livre.


Detalhe externo da Galleria degli Uffizi

Fomos depois visitar a Ponte Vecchio, sobre o Rio Arno, um dos símbolos de Florença, com suas galerias comerciais, repletas de jóias e artigos de luxo. Há preços para todos os bolsos. As jóias italianas, em geral, têm um design elaborado e sofisticado.


A Ponte Vecchio e o Rio Arno


A Toscana é a terra do Pinóquio




Nenhum comentário:

Postar um comentário