O Porto de Nápoles |
Nápoles, na região italiana da Campânia, é descrita nos guias turísticos como sendo uma cidade caótica e agitada, com problemas de pobreza e criminalidade. Situada na baía de mesmo nome, no Mar Tirreno, podemos dela avistar o Vesúvio e a Ilha de Capri, o que a torna uma cidade especial. Foi fundada pelos gregos em 600 a .C. e desenvolvida pelos romanos, não faltando a investida dos franceses, alemães e espanhóis durante o curso de sua história. Nápoles é um porto muito importante, além de ser o maior centro comercial e industrial do sul do país. A cidade apresenta um clima mediterrâneo e agradável e o sol aparece por lá 250 dias durante o ano. Há uma brisa marítima constante que ameniza as altas temperaturas do verão. Na culinária, não se pode deixar de referir que a pizza napolitana possui uma massa muito mais fina... O porto de Nápoles é bem movimentado. Desembarcamos vindos de Capri e, no extenso cais, havia uma quantidade expressiva de pessoas que eram na maioria turistas. Ali perto, o nosso ônibus nos aguardava num estacionamento.
Nápoles é uma cidade muito movimentada |
O nosso guia não recomendava passear pelo centro histórico sozinhos, pois os assaltos por lá são freqüentes. Nápoles não nos causou uma boa impressão. Como é sabido, é uma cidade que tem problemas com o lixo produzido pela população e parece que está em vias de resolvê-lo. Além disso, vêem-se pela cidade prédios antigos muito deteriorados, causando aos forasteiros uma impressão de decadência. As janelas com roupas penduradas são marcas registradas de Nápoles. O jantar do grupo ficou para ser feito no hotel, justamente para que não precisássemos sair à noite.
Neste relato, cabe-me fazer um parêntese. Pelas imagens que obtive através dos DVD que trouxe da Itália, Nápoles é uma cidade com importantes e belos locais históricos e culturais. Acho que não fomos justos com ela, ficando presos apenas à imagem de seu subúrbio e da zona portuária. Como iríamos conhecer Nápoles apenas de passagem, uma verdadeira visita turística deixou de ser realizada, pois, na manhã seguinte, iríamos até o Vesúvio que domina de longe a sua baía, ocasião em que veríamos Nápoles sob um outro ângulo: ao longe e, desta vez, de forma derradeira...
Nenhum comentário:
Postar um comentário