Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Itália - Orvieto


Vista belíssima de Orvieto


Orvieto está localizada na superfície de uma extensa rocha criada pela ação de vários vulcões a uma altura de 50 metros da planície. Situa-se na região da Úmbria. A cidade é famosa pela sua catedral, cuja construção foi inspirada em um milagre ocorrido em 1263, num vilarejo próximo à Bolsena, segundo o qual pingou sangue da hóstia durante uma missa. Numa das capelas da catedral, existe uma urna na qual está depositada a toalha do altar manchada com o sangue. Sob a cidade, existem labirintos de túneis e cavernas que datam do tempo dos etruscos. Os túneis também foram usados como local de fabricação do vinho suave de Orvieto. Há roteiros turísticos para visitá-los.


Saímos de Pitigliano na região da Toscana, no começo da tarde de um dia quente de agosto. O nosso ônibus percorreu uma encantadora rota sinuosa que delineava um cenário belíssimo de paisagens bucólicas em direção à cidade de Orvieto. Ao chegarmos às suas proximidades, fizemos uma breve parada junto a um belvedere, para admirar a vista incrível que se afigurava no horizonte. Entre vales, vinhedos, olivais e suaves colinas, nós podíamos avistar a majestosa Orvieto. Neste mesmo local, havia um estabelecimento para comércio de vinhos, produtos alimentícios e que disponibilizava folhetos e informações para os turistas. Permanecemos por lá algum tempo. Depois, entramos no ônibus e partimos em direção à cidade, para conhecer o centro histórico, com suas ruas, praças renascentistas e a famosa catedral.


Além dos vinhos, a Grappa de Orvieto também é famosa

Orvieto foi uma das cidades mais cativantes da Itália que conhecemos, possuindo uma particularidade para os visitantes que lá chegam: estes devem utilizar elevadores para irem até ao centro, pois a cidade encontra-se num plano elevado. Percorremos as ruas tranqüilas, admiramos prédios de importante valor histórico e casas de comércio com os produtos típicos da região, como o vinho de Orvieto, que é famoso em todo o mundo. Os artigos de porcelana, com ricos desenhos coloridos, são facilmente encontrados, destacando-se através das vitrines das lojas o criativo jogo de cores, num número expressivo de itens.



A Catedral de Orvieto

A Catedral de Orvieto é realmente muito bonita. No estilo gótico italiano, as suas paredes externas, internas, colunas e arcos são adornados por mármores de duas cores, formando listras brancas e cinzas, agradáveis à nossa percepção visual. Esta influência arquitetônica tem origem nos povos árabes, e a encontramos em diversas cidades da Itália. As cores dos mármores é que variam. Geralmente, são aproveitadas as pedras encontradas na região, com as suas cores características. A guia local de turismo teceu alguns comentários em espanhol sobre a catedral, principalmente sobre os detalhes artísticos e históricos da fachada. Dentro do templo, há muitos espaços vazios, pois os bancos, não muito numerosos, encontram-se nas proximidades do altar, reforçando a sensação de amplidão e distanciamento ao espaço restante. Visitamos uma capela que existe na lateral, onde sentamos para ouvir as explicações da guia de turismo. Para fazer uso da luz artificial neste local, é pago um pequeno valor, através de uma moeda. Há relíquias muito bonitas e valiosas para serem apreciadas nesta capela.


Vista lateral da Catedral

Na praça onde se encontra a catedral, no Palazzo Faina, encontra-se o Museu Etrusco aberto à visitação. Como tínhamos tempo, fui até lá conhecê-lo, pois nutro certa simpatia sobre esta misteriosa civilização. Nele são encontrados objetos de cerâmica e metal, máscaras, moedas, jóias, armas, estátuas encontradas na própria região, entre outros itens.


O Museu Etrusco de Orvieto

Orvieto foi uma importante cidade etrusca, surgida nas cercanias de um famoso santuário etrusco, onde a cada ano reuniam-se os habitantes da Etrúria, para celebrarem ritos religiosos e organizarem jogos.


Vasos etruscos

De Orvieto, seguimos viagem novamente para a Toscana. Retornaríamos somente depois de algum tempo à Úmbria. Esta parte do trajeto marcou seu espaço dentro da bagagem de nossas lembranças...






Nenhum comentário:

Postar um comentário