Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Portugal - Sintra


Vista parcial de Sintra

Esta vila portuguesa fica a cerca de 30 minutos de Lisboa, fazendo parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Conhecida pelos castelos, Sintra situa-se no topo da serra de mesmo nome, e foi o local de veraneio e residência dos reis de Portugal até o ano de 1880.


O Palácio Nacional

Uma das atrações é o Palácio Nacional, que possui as curiosas chaminés cônicas brancas, que se projetam das cozinhas que prepararam lautos banquetes no passado. O palácio foi erguido por João I no Século XIV. Possui diferentes estilos, dentre eles o mourisco, acrescentado por Manuel I, como as janelas manuelinas com uma coluna dividindo os dois arcos. Exibe também belíssimos azulejos e mosaicos em suas dependências. A outra atração é o Palácio da Pena, do Século XIX, que teve a sua construção determinada pela Rainha Maria II, para o seu consorte Ferdinando, possuindo também vários estilos.


No alto da montanha, o Castelo dos Mouros

A cidade é um destino muito procurado pelos turistas, que estão por toda a parte. Nela encontramos ruas estreitas, que requerem preparo físico para as subidas e, nas descidas, cuidado ao caminhar, coerente com a inclinação e o calçamento escorregadio que reveste as referidas ruelas.


As ruas estreitas e ladeiras são uma característica do Centro Histórico de Sintra

Em Sintra, são produzidos os famosos doces Travesseiros da Piriquita. Experimentamos os tais travesseiros, cujo envoltório finíssimo lembra o dos pastéis de Santa Clara, mas são bem maiores, parecendo um travesseiro e contendo creme em seu interior. As lojinhas que encontramos pelo caminho eram tentadoras, vendendo cerâmicas, aquarelas, azulejos, doces, vinhos e toda a sorte de iguarias...


Queijadas de Sintra: quem vai querer?

O CABO DA ROCA

É o ponto mais ocidental da Europa. O cabo representa o extremo ponto ocidental da Serra de Sintra, que vai dar no Oceano Atlântico, como disse Camões nos Lusíadas: “Onde a terra se acaba e o mar começa.” No local, além de um monumento, há um farol e uma loja turística. Deste ponto, em linha reta, chegaríamos até a cidade de Nova Iorque...


Uma vista esplêndida do Cabo da Roca



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário