Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Portugal - Marvão


No alto da montanha, a cidade de Marvão, na região do Alentejo

Após a nossa visita a Fátima, seguimos viagem até o centro de Portugal e chegamos próximos à fronteira com a Espanha, onde paramos em Marvão, que se localiza no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo. A cidade situa-se no alto da Serra do Sapoio, e é um dos povoados mais bonitos de Portugal, rodeado de muralhas, com ruas estreitas e floridas por onde se enfileiram acolhedoras casas brancas.


As ruas do povoado, delimitadas pelas muralhas medievais

Passeamos por Marvão, parando para almoçar nos arredores da cidade, num restaurante típico. A vista do alto da serra foi uma das mais bonitas de nossa viagem.

Vista do Alentejo, do alto da cidade de Marvão

Saímos da cidade à tarde, continuando a rota até a Espanha. Foi então que tivemos que adiantar os nossos relógios em uma hora, pois estaríamos trocando de fuso horário adentrando no território da Espanha. Nesta rota de transição, pude observar que existe uma enorme quantidade de eucaliptos plantados no território português e, parcialmente, no da Espanha. Lembro-me de ouvir o nosso guia falar que, no longínquo passado, a planta foi semeada sem nenhuma preocupação com as conseqüências ambientais, e os eucaliptos acabaram prevalecendo sobre a mata nativa, pelas suas grandes exigências de água e nutrientes. Por este motivo é que vemos uma paisagem tão pobre em variedades vegetais nesta região e que chega a se tornar monótona. Assim, despedimo-nos de Portugal, seguindo agora pelas longas estradas espanholas.


Pausa em Marvão





Nenhum comentário:

Postar um comentário