Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Grécia - Atenas


Atenas vista da Acrópole


A capital grega foi uma cidade-estado muito importante da Antiguidade, sendo considerado o ponto de partida da civilização ocidental. O nome da cidade vem da deusa grega Atena. Após o século XIII, sofreu com a alternância de ataques ferozes dos bizantinos, franceses, italianos, otomanos, que lhe custaram não só muitas vidas, mas a destruição de seus prédios, até o ponto em que restou inabitada até a declaração do Reino da Grécia em 1833. Depois, foi sendo pouco a pouco reconstruída, passando antes pelas agruras da Segunda Guerra Mundial, transformando-se hoje na grande metrópole que conhecemos. Atenas possui cerca de 4 milhões de habitantes.


As obras de restauração do Parthenon

No Erecteion, observamos o famoso balcão ou pórtico das cariátides – esculturas de mulheres que substituíam as colunas -, de grande beleza, embora elas sejam cópias. Algumas das peças originais encontram-se no museu da Acrópole. No lado externo, podemos admirar os teatros de Dionísio e de Herodes Ático, ainda usados para apresentações de teatro grego clássico. Do alto, vislumbramos ainda a Colina de Filopapo, o bairro Plaka, o Arco de Adriano, o Parlamento com o Túmulo do Soldado Desconhecido e, finalmente, a moderna Atenas.


Ao fundo as Cariátides do Erecteion


O Odeon de Herodes Atticus

No centro de Atenas, visitamos o Estádio Panatenaico, um estádio em mármore branco, construído para a prática do atletismo. Foi construído em 566 a. C., sendo reconstruído em mármore no ano de 329 a. C. Este estádio, obviamente mais modernizado, foi usado nas Olimpíadas de 2004, para competições de arco e maratona. Possui uma capacidade para 45 mil pessoas.


O Estádio Panatenaico

A Praça Sintagma (quer dizer Praça da Constituição) é uma das maiores praças de Atenas, recebendo este nome depois que o rei Oto I da Grécia teve que aceitar uma constituição, forçado pelas forças da rebelião militar, que haviam se instalado na capital no ano de 1843. Nela encontramos o Túmulo do Soldado Desconhecido e o Parlamento grego. Chegamos a tempo de ver a troca da guarda presidencial. Seguimos pelas avenidas de Atenas, e conhecemos os principais monumentos da capital.


O prédio do Parlamento grego


A famosa estátua O Corredor feita de placas de vidro que cria a ilusão de velocidade

No dia de visitas a algumas cidades da Península do Peloponeso, conhecemos ainda a zona industrial de Atenas, onde estão instaladas principalmente as indústrias petrolífera e naval. 


Percorrendo a zona industrial de Atenas





Um comentário:

  1. Atenas merece ser visitada pelos seus monumentos e por tudo que representou para a cultura ocidental.
    Sua história e rica, seus monumentos maravilhosos e sua comida deliciosa...

    ResponderExcluir