Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 10 de agosto de 2013

Turquia - Ancara


Ancara, a Capital da Turquia


Ancara (pronuncia-se Âncara em turco) é a capital da Turquia, sede do governo e das instituições governamentais. Localiza-se na região da Anatólia. É uma moderna metrópole, e importante centro industrial, comercial e cultural. Antigamente, chamava-se Angora, porque era famosa pela lã angorá de suas cabras. Dentro dos seus limites territoriais, podemos encontrar antigos palácios e ruínas das antigas civilizações otomana, romana, bizantina, grega e hitita, que revelam a sua origem histórica muito antiga. Saindo de Istambul, na direção leste, passamos por cidades maiores como Düzce e Bolu, até chegar à capital, onde vivem 5 milhões de habitantes. O nosso guia fez um paralelo de Ancara com a cidade de Brasília. Como esta última, Ancara foi concebida para ser a sede do governo. Assim sendo, ela foi planejada para abrigar uma infinidade de prédios públicos, além abrigar um número expressivo de funcionários públicos.


Visitando o Museu das Civilizações da Anatólia

Visitamos o Museu das Civilizações da Anatólia, onde estão exibidas coleções pré-históricas (paleolítico, neolítico, calcolítico ou idade do cobre e o começo da idade do bronze) e das civilizações (assírios, hititas, lídios, frígios e urartianos), que viveram na Anatólia. O museu engloba dois prédios otomanos que sofreram incêndios, mas que foram recuperadas para esta finalidade em 1968. Um deles, o Bedesten, muito interessante, compõe-se de uma área construída retangular, coberta por 10 cúpulas e sustentada por 4 pilares.


Museu das Civilizações da Anatólia


Museu das Civilizações da Anatólia


Museu das Civilizações da Anatólia


Museu das Civilizações da Anatólia

Conhecemos o Mausoléu do Ataturk, o fundador da República da Turquia. O mármore utilizado no mausoléu vem de várias partes da Turquia. Há também um museu que abriga peças de Ataturk, dentro do qual quase me perdi, pois possui inúmeros corredores subsolo, e o túmulo do segundo Presidente da Turquia, localizado em frente ao mausoléu.


Mausoléu do Ataturk, o fundador da República da Turquia


Pintura do Museu do Mausoléu 

O Mausoléu do Ataturk divide-se em quatro partes principais:

O Caminho dos Leões, que é uma passarela para os visitantes, estando rodeada por doze pares de leões, que representam a Anatólia;


O Caminho dos Leões

A Praça Cerimonial tem capacidade para receber 15 mil pessoas;


A grande Praça Cerimonial

O Salão de Honra, onde está a tumba de Ataturk. A pedra monolítica do túmulo, com inscrições lapidadas, pesa 40 toneladas e veio de Adana, uma cidade situada no Mediterrâneo;


A Tumba de Ataturk

O Parque da Paz, imensamente arborizado, contendo cerca de 50 mil árvores, arbustos e plantas, muitas delas doadas por 25 países.


O Parque da Paz cerca o Mausoléu de Ataturk





Nenhum comentário:

Postar um comentário