Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 23 de novembro de 2013

Uruguai - Montevidéu


A República Oriental do Uruguai situa-se no sudeste da America do Sul, fazendo fronteira com o Brasil através do Estado do Rio Grande do Sul. A população estimada é de 3,5 milhões de habitantes. Divide-se administrativamente em 19 Departamentos. Ao lado do comércio e das tecnologias, a agricultura ainda desempenha um importante papel, gerando expressivas divisas para a economia do país.


Vista aérea de Montevidéu

A capital Montevidéu é a maior cidade do país, onde vivem cerca de 1,7 milhões de habitantes. Situa-se às margens do Rio da Prata. Historicamente, desenvolveu-se em torno de um forte construído pelo governador espanhol de Buenos Aires, Bruno Mauricio de Zabala, no ano de 1724, como forma de proteção contra as tropas portuguesas. Ao longo do tempo, o porto de Montevidéu tornou-se um importante polo de desenvolvimento econômico, além de proporcionar-lhe uma posição estrategicamente favorável dentro do cenário político da história do país. Montevidéu abriga na atualidade a sede administrativa do Mercosul.


BAIRRO CIDADE VELHA – CIUDAD VIEJA

O bairro corresponde à parte antiga da cidade de Montevidéu, onde predominam as praças, prédios históricos e monumentos.


Situada numa área comercial e turística, a Praça Constituição ou Plaza Constitución é a mais antiga do país, sendo o local onde foi jurada a primeira Constituição no ano de 1812. Os plátanos propiciam aos seus frequentadores uma agradável sombra nos dias ensolarados e quentes. No centro da praça, encontra-se uma fonte de mármore que foi concluída em 1871. Além dos diversos componentes artísticos que a compõem, foram incluídos alguns símbolos da Maçonaria.


Fonte na Praça Constituição

Junto à Praça Constituição, encontra-se a Catedral Metropolitana, construída no ano de 1788, após ruir o prédio da antiga igreja matriz de Montevidéu. Os destaques estão na capela-mor e na nave central.


Detalhe da Catedral Metropolitana de Montevidéu


Do lado oposto da Catedral, encontra-se o Cabildo de Montevidéu, a sede do governo colonial, que estava em obras quando visitamos a Capital. A fachada neoclássica do Cabildo estava coberta. Foi convertido em museu e arquivo histórico municipal.


A Peatonal Sarandí, um calçadão da Cidade Velha, foi construída em 1992. Delimita um dos lados da Praça Constituição. Começa na Porta de La Ciudadela e termina na Rambla Francia. Local excelente para passeios e compras, com livrarias, lojas, restaurantes e cafés.


A Peatonal Sarandí


A Puerta de la Ciudadela, a antiga porta de entrada da cidade, foi transformada em monumento. Mais bonita de um lado do que do outro, pois está escorada numa parede de concreto, é um dos ícones de Montevidéu. Simbolicamente separa a Cidade Velha do Centro da cidade nova. A porta de granito fazia parte de uma fortaleza, que foi demolida em 1829.


A Porta da Cidadela


A Praça Independência situa-se entre a Cidade Velha e o Centro de Montevidéu. No centro da praça está a estátua do herói nacional, o general José Artigas, e, abaixo dela, encontra-se o mausoléu onde estão depositadas as suas cinzas.


A Praça Independência tendo ao centro a estátua e o mausoléu do General Artigas


O Palácio Salvo, nos arredores da Praça Independência, já foi o prédio mais alto da América do Sul nos Anos 1920. As palmeiras no entorno compõem um cenário agradável para lembrarmos para sempre de Montevidéu.


O belíssimo prédio do Palácio Salvo


A Torre Executiva, junto à Praça Independência, é a sede do Poder Executivo, onde o Presidente despacha no 11º andar do prédio.


A Torre Executiva na Praça Independência


O Teatro Solís foi inaugurado no ano de 1856. Construído no estilo neoclássico, observa-se que no frontão há a representação de um sol, mas não tem nada a ver como o nome Solís, que é uma homenagem ao primeiro navegador do Rio da Prata, Juan Díaz de Solís. Há um pequeno farol no topo do teatro, que fica aceso nas noites de espetáculos. Situa-se na Cidade Velha, próximo à Praça Independência. Oferece visita guiada. Com capacidade para 1250 pessoas, possui também um café e um restaurante chamado Rara Avis. 


A fachada do Teatro Solís


O Mercado Del Puerto não é um mercado de venda de produtos comestíveis, mas sim um local onde estão reunidos os restaurantes mais conhecidos da Cidade Velha. Um lugar perfeito quando se opta por conhecer a famosa parrillada ou comer frutos do mar. O edifício foi inaugurado em 1868. Embora tenha sofrido algumas alterações, o mercado conserva o estilo da época. Há muita fumaça que sai das churrasqueiras, porque os uruguaios usam a lenha como combustível para fazer o churrasco. Esse detalhe pode influir na hora da escolha de sua mesa. Mas há também restaurantes e lojas que atendem na área externa. Abre após as 11 horas da manhã. 


A fachada do tradicional Mercado del Puerto


Carnes e embutidos na grelha


Almoço começando com o aperitivo Medio y Medio, feito de espumante e vinho branco, e acompanhado do vinho Tannat

CENTRO

A rua principal é a Avenida 18 de Julho, com inúmeros estabelecimentos comerciais. Começa na Cidade Velha e termina no Parque Batlle, na Avenida General Artigas. Nesta rua encontra-se o prédio da Prefeitura, que possui um mirante que oferece uma vista panorâmica da cidade.


BAIRRO PARQUE BATLLE

No Estádio Centenário jogam a Seleção Uruguaia e os times de futebol locais, possuindo uma capacidade para 65.235 espectadores. Foi construído entre os anos de 1928 e 1930. Abriga o Museu do Futebol.


Entrada do Estádio Centenário


O Monumento La Carreta é uma homenagem a este meio de transporte utilizado no campo. É uma obra do artista José Belloni.


O Monumento La Carreta


BAIRRO AGUADA

O Palácio Legislativo fica a 3 km da Praça Independência. É a sede da Câmara dos Deputados e do Senado. Um prédio que revela com uma belíssima arquitetura no estilo eclético.


O Palácio Legislativo


BAIRRO GOÉS

O Mercado Agrícola é um ponto turístico que renasceu de um prédio centenário, especializado em comércio de frutas, verduras, alimentos, lojas de decoração e suvenires. Possui uma praça de alimentação com especialidades uruguaias e um parque infantil, além de oferecer outros serviços.


O Mercado Agrícola


Frutas de boa qualidade no Mercado Agrícola


Produtos uruguaios e importados de outros países


BAIRRO PUNTA CARRETAS

O Punta Carretas Shopping é o maior centro comercial de Montevidéu. Possui 200 lojas distribuídas em três níveis, além de oferecer uma praça de alimentação e um supermercado.


A entrada de estilo clássico que vai dar na porta principal do Shopping Punta Carretas, localizado na parte de trás


LA RAMBLA DE MONTEVIDÉU

Trata-se de uma avenida à beira-mar com mais de 22 km de extensão ao longo da costa do Rio da Prata. De acordo com os bairros e praias pelos quais passa, recebe nomes diversos ao longo de sua rota. Algumas ramblas:


Rambla e Porto de Buceo


Rambla de Pocitos


Rambla Grã-Bretanha na Ciudad Vieja


Rambla de Carrasco e o Hotel Carrasco, o mais luxuoso de Montevidéu


OUTROS BAIRROS DE MONTEVIDÉU

O Bairro El Prado é um bairro tranquilo, muito arborizado e com o charme dos casarões antigos. Visite o Parque Del Prado com 102 hectares, perfeito para passar um domingo. O Bairro Carrasco é um bairro nobre, ao norte da capital, com casas, ruas arborizadas, comércio só nas ruas principais, além de uma orla bonita. O Bairro Pocitos é indicado para um tour gastronômico: restaurantes, cafés e confeitarias. É um dos bairros mais frequentados às margens do Rio da Prata.







Nenhum comentário:

Postar um comentário