Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 23 de novembro de 2013

Uruguai - Piriápolis


Vista de Piriápolis


Piriápolis, situada no Departamento de Maldonado, é uma cidade balneária uruguaia, localizada a cerca de 100 km de Montevidéu e a 35 km ao sul de Punta Del Este. O nome da cidade deriva de seu fundador, o empresário Francisco Piria, educado desde jovem na Itália, dedicando-se também ao jornalismo e à literatura. Este comprou uma grande extensão de terras no ano de 1890, incluindo o Cerro Pão de Açúcar (o terceiro maior pico do Uruguai), o Cerro Inglês e o Cerro do Touro. Nestas terras, construiu a sua residência, chamada de Castelo de Piria, o Hotel Piriápolis e, ainda, a Avenida Rambla de Los Argentinos. A partir daí, ele dividiu as terras em lotes e começou a vendê-los. Para aumentar o desenvolvimento, estabeleceu uma linha trem, um porto e o famoso Hotel Argentino. Mais tarde, Piriápolis foi elevada a Pueblo e, após, tornou-se Ciudad.


Rambla de los Argentinos, famoso calçadão na orla da praia


A população fixa de Piriápolis gira em torno de 9 mil habitantes, mas aumenta consideravelmente nos meses de verão. Os turistas, na maior parte, vêm da Argentina, mas os europeus tornaram-se visitantes costumeiros. O balneário tem a oferecer cassinos, ótimos hotéis, parques e uma agitada vida noturna. Ele lembra, de certa forma, a configuração das praias da Riviera Francesa.


O Castelo de Piria é a antiga residência de Francisco Piria, cujo estilo remete-nos à Itália, pais onde viveu e foi educado. É um museu na atualidade.


Foto do Castelo de Piria tirada da Internet, pois a minha não ficou legal


Francisco Piria colocou uma estátua da Nossa Senhora dos Pescadores de braços abertos e de frente para o mar, em cima da pedra inaugural da cidade, num lugar elevado chamado Punta Íman. Dizem que uma bússola neste ponto sofre alterações no norte magnético, por causa da energia do local.


A Virgem Stella Maris


Uma vista panorâmica da cidade desde a Capela de Santo Antônio, no cerro do mesmo nome, pode ser alcançada por teleférico (aerosilla), que sai da Rambla dos Ingleses, no Porto de Piriápolis.


Vista de Piriápolis do Cerro de Santo Antônio


A Capela de Santo Antônio


O interior da Capela de Santo Antônio


O Cerro Pão de Açúcar, a 10 km de distância, com ótima vista, é ideal para as atividades esportivas como escalada, tirolesa, trekking, etc.


O Cerro Pão de Açúcar, com o Cristo redentor no alto


O sofisticado Hotel Argentino, que foi considerado o maior hotel da América do Sul, foi projetado pelo arquiteto francês Pierre Guichot. Construído por volta de 1930, para hospedar 1.200 pessoas.


O Hotel Argentino


A Fonte de Vênus foi concebida por Francisco Piria, sendo uma réplica do templo grego existente na Villa Paravicini na Itália. Mas há outra igual em Versailles. A fonte está inserida num parque com belos jardins. Situa-se na rota que vai de Piriápolis a Punta Del Leste.


A Fonte de Vênus


Vista do Porto de Piriápolis






2 comentários:

  1. Estamos em Piriápolis, eu à procura do nome da Santa de braços abertos sobre a cidade...e encontro seu blog maravilhoso ! Parabéns pelo trabalho bem feito !

    ResponderExcluir