Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Alemanha - Postdam


BRANDEMBURGO


Vista do belíssimo Palácio de Sanssouci em Postdam

Postdam, a capital de Brandenburgo, é uma cidade independente, localizando-se a sudoeste de Berlim, às margens do Rio Havel. A sua importância histórica, que se iniciou no Século X, advém principalmente do fato de ter sido a residência dos reis da Prússia. Em Postdam a natureza é privilegiada, onde encontramos florestas, inúmeros lagos, além de grandes e belos parques e palácios, como o de Sanssouci, a residência real de veraneio de Frederico, o Grande. 


Fonte no Jardim Italiano do Parque Sanssouci

O Parque Sanssouci ocupa uma área de 287 ha, abrigando o Palácio de mesmo nome, o qual foi concluído em 1747, para Frederico, o Grande, o rei da Prússia, o qual pretendia relaxar com toda a pompa e circunstância que conhecia na Corte de Berlim. 


Detalhe do Jardim Francês no Parque Sanssouci

O nome que em francês remete às palavras sans souci, que quer dizer “descontraído ou sem preocupação”, que é uma das características do estilo flamboyant. 


Ao fundo vê-se o Moinho de Sanssouci

Ao longo do tempo, foram sendo construídos outros palácios e pavilhões, que formam o atual complexo, estes rodeados de jardins de diversas épocas.


O edifício da Pinacoteca

O Palácio Sanssouci foi construído no estilo “rococó fredericano”, por causa da influência do monarca no projeto e na decoração, tanto é assim que acabou despedindo o primeiro arquiteto e contratou outro profissional em seu lugar. 


A Igreja da Paz em Sanssouci

O palácio foi projetado num único piso e com dez salas principais. Anos mais tarde, durante o reinado do monarca, o palácio foi ampliado, com melhor integração às vistas naturais do parque. Somente depois da Reunificação da Alemanha, em 1990, é que os restos mortais de Frederico foram descansar no seu amado palácio.


A fachada sul do Palácio de Sanssouci, com as parreiras plantadas em diferentes níveis

A vista da fachada sul do castelo, construído numa pequena colina, em torno da qual foram plantadas vinhas em terraço, chega até nós como uma sucessão de planos preenchidos por plantas, sebes e cercas de jardim, numa ideia surpreendente e criativa concebida por Frederico, que almejava inserir o palácio tendo como vista esta paisagem rural, porém realizada pela mão do homem. A entrada propriamente dita situa-se na fachada norte, com duas colunatas segmentadas que delimitam o pátio de honra. No parque vemos diversas construções de expressiva beleza, como o Templo da Amizade, A Casa Chinesa e A Casa do Dragão. Outros palácios do Parque Sanssouci são o Palácio Charlottenhof e a Orangerie ou Palácio do Laranjal.


O Palácio Cecilienhof

O Palácio Cecilienhof situa-se na parte norte do Parque Neuer Garten. Foi construído pela família Hohenzollern entre 1914 e 1917.


Jardins do Palácio Cecilienhof

Assemelha-se no estilo com uma casa de campo inglesa no estilo Tudor. Este palácio teve um importante papel na história, quando foi sede da Conferência de Postdam, criado para resolver os problemas políticos gerados pela Segunda Guerra Mundial. Lá estiveram Churchill, Truman e Stalin.


Pátio interno do Palácio Cecilienhof


Pátio com uma estrela de flores vermelhas, que foram plantadas pelas forças armadas soviéticas em 1945

Fotos: Lisete Göller



Nenhum comentário:

Postar um comentário