Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 11 de outubro de 2015

Noruega - Bergen


Skyline de Bergen

Bergen, uma das mais belas cidades da Europa, é a segunda maior cidade da Noruega, com cerca de 270 mil habitantes, sendo rodeada por sete montanhas. Situa-se no Condado de Hordaland, na costa oeste da Noruega. É uma cidade que atrai muitos turistas, a ponto de se transformar no maior porto de navios de cruzeiro da Noruega e num dos maiores da Europa. Talvez a sua condição menos favorável seja a de ser a cidade mais chuvosa da Europa, com mais de 300 dias de chuva por ano... Por este motivo, mesmo que ela não caia, o céu está quase sempre encoberto por nuvens espessas e circula pela cidade uma insistente neblina. Dizem que os dias bonitos existem somente durante a primavera.


O Porto de Bergen

Fundada em 1070, Bergen já foi a capital da Noruega até o ano de 1299, quando perdeu a sua posição para Oslo. A parte antiga da cidade situa-se no Bryggen (Cais), na parte norte da baía de Vagen, onde antigos armazéns e casas de madeira do início do Século XVIII foram pintados de cores vibrantes, abrigando restaurantes e lojas. Esta sequencia de casas coloridas no mesmo estilo, parece ter saído de algum livro de histórias infantis ou até mesmo parecem aquelas miniaturas que vemos nas lojas de souvenires. 


O melhor para se conhecer a culinária norueguesa é nos restaurantes do Mercado de Peixes 

Ali perto, situa-se o Mercado de Peixes. Pode-se escolher o peixe e vê-lo ser preparado na hora. Eles costumam perguntar qual é o idioma do freguês, e sempre haverá alguém para dar explicações em português. O prédio mais antigo de Bergen é o da Igreja de Santa Maria, do Século XII. Na área comercial da cidade, entretanto, predomina o estilo art nouveau.


O parque Byparken situa-se no centro de Bergen

O Pavilhão da Música no Byparken

A Praça Rei Olavo V

Os mestres do equilíbrio na Praça Rei Olavo V

Tivemos tempo para desfrutar da cidade e conhecê-la mais de perto. Almoçamos no Dicken’s Bergen, na Praça Olavo V, um restaurante e café muito agradável.


No Dicken's Bergen

No cardápio: Scagensmorbrod

A Grevens Cider é fabricada em Bergen pela Hansa Borg Bryggerier - adoro as cidras desde a primeira viagem à França!

A nossa próxima atividade em Bergen foi subir no bondinho do Monte Flouyen, que nos esperava com uma vista muito bonita da cidade e dos fiordes ao seu redor. Lá em cima, encontramos uma infraestrutura que conta com café, restaurante, playground e loja de souvenires. A estação é perto do mercado e situa-se na Vetrlidsallmenningen 23-A, onde compramos os tickets e aguardamos pelo funicular, cujo tempo de trajeto até o topo varia entre 5 e 8 minutos. 


O funicular Floibanen leva-nos ao topo do Monte Flouyen

À medida que subimos, a vista da cidade nos surpreende pela beleza

Fernanda no mirante do Monte Flouyen


Nenhum comentário:

Postar um comentário