Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 11 de outubro de 2015

Noruega - Stavanger


Vista parcial do Porto de Stavanger

No Condado de Rogaland, na península de Stavanger, no sudoeste da Noruega, encontra-se Stavanger, tradicionalmente pesqueira (famosa pela exportação de arenque) e industrial. Tornou-se a capital norueguesa do petróleo nos Anos 1970, quando iniciou suas atividades de extração no Mar do Norte. Hoje é a quarta maior cidade do país.


Avenida ao longo da orla do mar

O centro da cidade é coerente com uma metrópole moderna, mas na parte antiga, chamada de Gamle Stavanger, situada a oeste do porto, podemos caminhar pelas ruas de pedra ladeadas por casas de madeira pintadas de branco como se estivéssemos em pleno Século XIX. Lá encontramos a mais antiga catedral do país, a Stavanger Domkirke, construída no Século XII, nos primórdios da origem desta cidade. 


Vista parcial da cidade

Stavanger é ao mesmo tempo um destino turístico e um ponto de parada na rota para os fiordes noruegueses. Por isso, o porto recebe muitos navios de cruzeiro, ferries e barcos durante todo o ano, especialmente no verão. Desta forma, um grande fluxo de pessoas movimenta esta cidade, tanto para fins de lazer quanto para motivos de trabalho. 


O Museu Norueguês do Petróleo

Vista parcial do porto

A ponte pênsil de Lysefjord em Stavanger

A interessante arquitetura do nosso hotel Scandic em Stavanger


Nenhum comentário:

Postar um comentário