Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Espanha - Burgos


Burgos nos dá as boas-vindas!

Burgos é uma cidade do norte da Espanha, situada na província de mesmo nome, na Comunidade Autônoma de Castilla y León. Foi fundada a partir de uma fortaleza na margem direita do Rio Arlanzón, pelo conde Diego Rodrígues Porcelos no ano de 884. Burgos foi a capital do antigo Reino de Castilla, que depois foi transferida para a cidade de Toledo. Foi também sede do governo do militar e ditador Francisco Franco, antes de mudá-la para Madri.


Seguimos em direção ao Arco de Santa Maria, uma das antigas portas de acesso à cidade, após atravessar a ponte de Santa Maria, que se ergue sobre o Rio Arlanzón.


O Arco de Santa Maria em Burgos

O Rio Arlanzón atravessa a cidade de Burgos

O prédio religioso mais representativo de Burgos é a sua Catedral, concluída em 1260, no estilo gótico, cuja construção foi inspirada na Catedral de Reims, na França. A curiosidade é o chamado ‘papa-moscas’, um boneco, junto a um relógio, que a cada hora abre a boca e abaixa o braço que segura o badalo do sino. O nome ‘papa-moscas’ vem de um pássaro insetívoro, que deixa a boca aberta, para que os insetos entrem nela. Assim, o boneco, que abre e fecha a boca a cada hora, ganhou este apelido. É cobrado ingresso para visitar a Catedral.


A Catedral de Burgos no lado meridional

Detalhe da Catedral de Burgos

Fonte em frete à entrada da Catedral

Destaque para a Plaza Mayor, onde funcionaram os primeiros mercados de Burgos

As convidativas ruas para o lazer no Centro Histórico de Burgos

A cidade de Burgos está inserida na rota do Caminho de Santiago

O Instituto Cardenal López de Mendoza é um dos prédios renascentistas mais importantes da cidade

Um prédio interessante que valeu ser fotografado. Não foi possível identificá-lo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário