Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Espanha - Cáceres


No Centro Histórico de Cáceres vê-se na Plaza Mayor: a Torre Bujaco, tendo ao seu lado Capela da Paz (esq.), a Torre de los Púlpitos (centro) e a Torre de la Yerba (dir.)

Cáceres situa-se na província de mesmo nome, na Comunidade Autônoma da Extremadura. Fundada pelos romanos no Século I a. C., Cáceres conheceu tempos de grande prosperidade, mas no Século V foi arrasada pelos visigodos, permanecendo esquecida até o Século IX. Na época dos mouros, estes construíram uma base militar contra os cristãos, mas a cidade somente foi retomada em 1229 pelo rei Afonso IX.


Na Plaza Mayor vários bares e restaurantes aguardam os visitantes

Na atualidade, o Centro Histórico faz parte do Patrimônio Histórico pela UNESCO. Comecemos pela Plaza Mayor. Lá encontramos a Torre Bujaco, a Torre de los Púlpitos (vistos na foto de capa), o Arco da Estrela, que era a porta principal da cidade desde o Século XV, e a Prefeitura.


A partir da Plaza Mayor, subimos uma escadaria para atravessarmos o Arco da Estrela

Detalhe do Arco da Estrela, com a Torre de los Púlpitos (dir.)

Na parte interna do Arco da Estrela, encontra-se abrigada uma imagem de Nossa Senhora da Estrela

Ao fundo, a Prefeitura de Cáceres

Digna de destaque é a Catedral de Santa Maria, no estilo gótico, cuja construção começou no Século XII, contemplando a arte mudéjar e com teto de madeira, sendo finalizada entre os Séculos XV e XVI. Ela é considerada uma Concatedral, pois está vinculada à Diocese de Coria-Cáceres, que engloba as duas Catedrais.


Detalhe da fachada da Catedral de Santa Maria de Cáceres

A Catedral de Santa Maria de Cáceres e sua Torre

O Palácio Episcopal, construído no estilo renascentista, pertence à Diocese de Coria-Cáceres

O Museu de Cáceres, localizado na Cidade Antiga, com coleções de Arqueologia, Etnografia e Belas Artes, ocupa dois edifícios históricos, que são a Casa de las Veletas e a Casa de los Caballos.


Pátio do Palácio de las Veletas no estilo renascentista

Tempo para almoçar na Taberna El Ríncón. No cardápio, um prato típico da Extremadura: Prueba de Cerdo con Patatas Fritas Caseras, acompanhado de cerveja artesanal

Gostosuras da Extremadura e da Espanha

Vinhos e azeites da melhor qualidade

A Torta del Casar, fabricada com queijo de ovelha, é um dos queijos mais renomados da região da Extremadura, sendo que a maior parte é fabricada em Cáceres

As cervejas artesanais são imperdíveis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário