Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 3 de setembro de 2016

Portugal - Évora


Vista parcial de Évora, com a Catedral ao fundo (à direita)

A cidade de Évora situa-se na região do Alentejo, sendo a capital do Distrito de mesmo nome. A sua história recua há mais de dois mil anos atrás, passando pelos romanos, visigodos e mouros. No ano de 1165, foi reconquistada pelos portugueses. Évora foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade. O Centro Histórico é um dos mais ricos de Portugal, repleto de monumentos de grande importância histórica, como a Catedral de Évora, a maior portuguesa, que foi concluída no ano de 1250, nos estilos românico e gótico. 


Detalhe da Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco, no estilo gótico-manuelino, foi construída entre 1480 e 1510, no auge da expansão marítima de Portugal. A única nave se abre para dez capelas laterais.


O interior da Igreja de São Francisco

Nesta igreja, encontramos a Capela dos Ossos, construída no Século XVII por três monges, que rechearam as paredes e colunas com ‘peças’ de 5.000 esqueletos! Estes ossos vieram de antigos cemitérios existentes em igrejas e conventos. Na entrada da capela, lê-se a inscrição que serve como advertência: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Todo este cenário foi criado para lembrar-nos da transitoriedade da vida. 


Inscrição na entrada da Capela dos Ossos

No interior da Capela dos Ossos

Detalhe da entrada da Capela dos Ossos

As paredes revestidas por ossos ligados por cimento pardo

Detalhe das paredes e coluna

Ao fundo, vemos a imagem do Senhor Jesus da Capela dos Ossos

O teto da capela recebeu pinturas com motivos um tanto macabros...

O Núcleo Museológico da Igreja, inaugurado em fevereiro deste ano, pode ser visitado logo em seguida à visita da Capela dos Ossos.


Sala de exposições do Museu

Dentro do acervo de peças de arte sacra, há uma coleção de presépios da família Canha da Silva, com peças de 80 países dos cinco continentes. 


Um presépio magnífico!

Parte da coleção de presépios

No terraço havia uma exposição temporária de presépios do Alentejo

Hora de provar os pratos da culinária alentejana, da doçaria tradicional e dos bons vinhos da região!





Nenhum comentário:

Postar um comentário