Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 3 de setembro de 2016

Portugal - Faro


Fernanda na marina de Faro

Faro é a capital do Distrito de mesmo nome e da região do Algarve, situada ao sul Portugal. A cidade remonta ao Século VIII, quando foi colonizada pelos fenícios. Após, esteve sob o domínio dos romanos, bizantinos, visigodos e dos mouros. No ano de 1249, foi reconquistada pelos portugueses, conhecendo depois disto um período de grande prosperidade, principalmente durante a era dos grandes descobrimentos.


A cidade possui o segundo aeroporto de maior movimento de Portugal, utilizado em boa parte pelos turistas que chegam ao Algarve. O nosso giro por esta região terminou nesta simpática capital, antes de chegarmos ao Alentejo. Como dizem os portugueses, a cidade possui o charme do litoral e a alma do interior. Faro tem a oferecer aos visitantes várias praias e ilhas.


Escultura na marina de Faro

É onde encontramos a Ria Formosa, um parque natural formado por cinco ilhas-barreiras e duas penínsulas, incluindo algumas ilhas, que formam um habitat natural privilegiado para a flora e a fauna, protegendo inclusive animais em vias de extinção.

Como estávamos de passagem, aproveitamos para passear pelo centro histórico amuralhado, com ruas tranquilas, e onde estão reunidos os prédios mais antigos, aqueles que chegaram aos dias atuais, pois foram reconstruídos após o terremoto de 1755. 


Rua do centro de Faro cedo pela manhã: no chão as pedras coloridas formam desenhos que remetem ao passado da cidade

Atravessamos o Arco da Vila, que é um edifício mandado construir pelo Bispo D. Francisco Gomes do Avelar, em substituição de uma das antigas portas da muralha da cidade. Neste local, podemos observar ninhos de cegonhas.


O Arco da Vila

Ninhos de cegonhas sobre o Arco da Vila

O outro lado da passagem do Arco da Vila

Fomos até o Largo da Sé, cercado de laranjeiras, onde se encontra a Catedral, que é a Igreja de Santa Maria, depois vimos a Câmara Municipal e o prédio Seminário. 


A Catedral de Faro

O Paço Episcopal (esq.) e a Câmara Municipal (dir.)

O Largo da Sé com o prédio do Seminário

Caminhar, contornando a marina, é algo bem agradável. A cidade antiga revela praças e parques, que convidam para o descanso. Mas antes uma parada para um café ao ar livre, antes de seguirmos viagem... 


Artesanato típico de Faro

Curiosas poltronas com orelhas de coelhos neste café e restaurante


Nenhum comentário:

Postar um comentário