Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 8 de outubro de 2016

Espanha - Lugo


Prédio da Câmara Municipal de Lugo, construído entre os Séculos XVIII e XIX, no estilo barroco galego

Lugo é a capital da Província de mesmo nome. A cidade mais antiga da Galícia tem origem num povoado celta, cujo nome vem do deus Lug, um dos mais populares deste povo antigo. A fundação propriamente dita ocorreu a partir do estabelecimento de um acampamento militar romano, com o nome de Lucus Augusti. 


A Escultura do ‘Arco do Triunfo’ que representa os fundadores de Lugo: Augusto e Paulo Fabio Maximo. Este último recebe a ordem do Imperador Augusto para fundar a cidade de Lugo. As esculturas são de Ramón Conde

A cidade herdou dos romanos a muralha de mais de 2 quilômetros, a sua principal atração, que se conserva até a atualidade, contornando a zona histórica, sendo declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


O caminho para percorrer a muralha romana

Visão da longa muralha romana de Lugo

A muralha possui dez portas, sendo que seis delas são para pedestres e quatro para a circulação de veículos. Conservaram-se 71 torres das 85 iniciais.


Mapa do Centro Histórico, com as indicações das portas da muralha

A nossa entrada para o Centro Histórico foi pela Porta Bispo Izquierdo

A Catedral de Santa Maria de Lugo, construída entre 1129 e 1273, se destaca na antiga paisagem urbana medieval. O templo foi declarado Patrimônio da Humanidade por estar vinculado a uma das rotas do Caminho de Santiago. Apresenta uma diversidade de estilos: românico, barroco e neoclássico. O interior da capela da Virgem, com a imagem da padroeira de Lugo, é belíssimo.


A Catedral de Santa Maria de Lugo

A fachada Lateral da Catedral de Santa Maria de Lugo

A imagem da Virgem Santa Maria de Lugo

Perto da Catedral encontra-se a Piscina Romana do Século IV, que foi descoberta na área da Praça de Santa Maria, sendo protegida por uma janela arqueológica de vidro. Acredita-se que tenha pertencido a um batistério cristão primitivo, mas é possível que tenha feito parte dos banhos termais romanos.


O reflexo não permitiu mostrar claramente a Piscina Romana, que é mostrada na foto abaixo

A Piscina Romana antes de ser coberta pela janela de vidro – Fonte: Site lugoaccesible

Caminhar pelas ruas pedonais de Lugo é uma experiência gratificante, se pensarmos que esta cidade reúne a essência da cultura galega.  


Loja de artigos místicos, com bruxas por toda a parte...

Na Plaza de España


Nenhum comentário:

Postar um comentário