Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

República Tcheca - Lednice


LEDNICE


O Castelo de Lednice – Fachada Ocidental

Lednice, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, situa-se na região tcheca da Morávia do Sul, famosa pela produção de vinhos. A capital desta região é Brno, a segunda cidade mais povoada da República Tcheca.

As principais atrações de Lednice são o seu Castelo e o parque circundante. O Castelo surgiu no Século XIII, como propriedade dos príncipes de Liechtenstein, uma das famílias mais poderosas do Império Austro-Húngaro, tendo se tornado no Século XVII a residência oficial de verão destes nobres. 


O Castelo de Lednice – Fachada Sul

Da antiga fortaleza no estilo gótico, o castelo foi sendo remodelado no estilo renascentista, depois no estilo barroco e, em meados do Século XIX, foi reconstruído no estilo neogótico. Uma informação interessante é que o castelo possui vinhedos e adegas próprios, nas quais é possível fazer uma degustação dos vinhos da região.


Detalhe da fachada principal da Capela do Castelo

A Capela do Castelo

Uma metamorfose semelhante ocorreu nas diferentes concepções dos jardins do parque: passou pelo estilo renascentista, o barroco italiano, o francês, de formas geométricas, o estilo inglês, aquele com gramados extensos, ondulações do terreno, vegetação ao natural, sem formas geométricas e retas e, finalmente, chegou ao neobarroco no Século XIX. 


Recanto nos Jardins do Castelo

Os Jardins Franceses sob um ângulo bem bacana!

Como componentes dos jardins, o seu criador, Joseph Hardtmuth, diga-se de passagem, o inventor do lápis de grafite, incluiu algumas extravagâncias, como as ruínas artificiais de um castelo medieval, o Castelo de João (Johann I von Liechtenstein), que dista 4 km do Castelo de Lednice, e um minarete no estilo mourisco (torre muçulmana) de 60 metros, que fica 2 km distante. Como não há visitação ao Castelo às segundas-feiras, dia em que fomos a Lednice, não foi possível visitá-los, mas apenas nos conformamos em admirá-los do lado de fora.


A Biblioteca do Castelo – Foto: Site do Castelo de Lednice

O Minarete – Foto: Site do Castelo de Lednice

Na parte leste do Castelo, vemos A Casa Verde, uma imensa estufa de vidro, com plantas bem interessantes.


Porta externa que leva à Estufa do Castelo

Vista externa da Estufa

Entrada da Estufa do Castelo

Detalhe externo da Estufa

A extremidade externa da Estufa do Castelo

Ao fundo vê-se a Fachada Leste do Castelo de Lednice

Tivemos tempo para passear um pouco pela cidade, porém nos arredores do Castelo de Lednice, antes de seguirmos viagem até a Hungria. 


Delícias de Lednice, uma espécie de torta formada por fatias redondas de wafers, unidas por recheio cremoso de chocolate, nozes e outros sabores. Lembra a conhecida torta Tre Monti de San Marino...

Tempo para degustar bons vinhos de cidades produtoras como Lednice e Valtice. A região da Morávia do Sul apresenta variedades de uva como a Pálava e a Irsay Oliver, além da Gruner Veltliner e da Riesling. A produção de vinhos na República Tcheca é quase que totalmente destinada para o consumo interno, e apenas uma pequena parte é exportada, como por exemplo, para a Eslováquia

Uma pequena loja de venda de vinhos em Lednice

Tonel de vinho para sentar e degustar com tranqüilidade um bom vinho da Morávia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário