Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Rússia - Peterhof


O Grande Palácio de Peterhof, com a Grande Cascata em degraus, a Fonte de Sansão e o Leão à esquerda e, ao fundo, a Igreja do Palácio

Peterhof é uma cidade municipal localizada no distrito Petrodvortsovy, da Cidade Federal de São Petersburgo, a cerca de 30 km desta, com vista para o Golfo da Finlândia. Além de abrigar a Universidade Estatal de São Petersburgo, nela encontra-se um conjunto de palácios barrocos e jardins, que formam o chamado Palácio Peterhof, referido muitas vezes como o Versailles Russo. 


Iniciando a visita ao Grande Palácio

Peterhof foi erguido pelo czar Pedro, o Grande, ou Pedro I, entre 1714 e 1725, quando ocorreu o seu falecimento, que tinha a intenção de construir um Palácio de Verão no trânsito de suas viagens entre a Europa e o porto marítimo, e também uma fortaleza, na ilha de Kotlin, onde se encontra a cidade de Kronstadt, no Golfo da Finlândia. Na verdade, a grandiosidade que hoje vemos foi conquistada com o passar dos séculos, com os acréscimos principalmente realizados pela Imperatriz Izabel da Rússia, filha de Pedro I e, posteriormente, da Imperatriz Catharina II. O palácio possui 50 cômodos, conforme informação de nossa guia local.


Quadro de Catarina II na Sala do Trono, vestida com trajes militares, que dizem ser usual na época...

No decurso da Segunda Guerra Mundial, Peterhof sofreu grandes perdas, com a destruição de prédios e o roubo de esculturas e obras de arte pelos nazistas. Pouco havia restado do complexo, mas as obras de restauro o trouxeram de volta ao seu esplendor. O parque possui 10.000 km² de área, onde estão o Grande Palácio, os palacetes, as vilas e pavilhões, como os de Monplaisir, Marly e Ermitage. Foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Parques e jardins podem ser admirados em Peterhof

O Grande Palácio foi basicamente concebido por Pedro, o Grande. Sua filha Izabel da Rússia, que o sucedeu, remodelou o palácio externa e internamente, deixando-o à altura dos padrões da alta corte. No interior do palácio, posteriormente, Catarina II contribuiu ainda mais para aumentar a sofisticação com os acréscimos idealizados por ela. O Grande Palácio situa-se no alto de uma colina, com vista para o Mar Báltico. A vista do palácio lembrou-me de imediato o Palácio de Sanssouci em Postdam, na Alemanha, no alto de uma colina, com terraços em declive, onde foram plantadas vinhas como vegetação. 


Diante da fachada do Grande Palácio, cascatas jorram sem cessar ao longo de degraus, acompanhando o desenho do terreno em declive, emoldurado por estátuas douradas e gramados muito bem cuidados

O Parque é composto pelos Jardins Superiores e pelos Jardins Inferiores, estes concebidos de forma geométrica, no estilo francês, apresentando fontes e tanques. Abaixo da fachada norte do palácio, encontra-se a Grande Cascata, que corre pelo Canal Marítimo até o Mar Báltico. 


Vista do Canal Marítimo e o Mar Báltico

Detalhe de um vaso na balaustrada

As fontes que a alimentam funcionam sem o uso de bombas, pois a água vem de fontes naturais e é recolhida nos reservatórios dos Jardins Superiores e, através da diferença de pressão, a água tem condições de ativar as fontes dos Jardins Inferiores. Quando lá estivemos, às 11 horas da manhã começou o show das águas dançantes ao som de música clássica.


Ao centro, a estátua dourada de Sansão e o Leão, de cuja boca vem o jato principal, que alcança a altura de 20 metros

Visitando o interior do palácio, cuja área residencial localiza-se no primeiro andar, onde não é permitido o uso de flash das máquinas fotográficas

O Grande Salão de Baile

Um lindo painel no Grande Salão de Baile

Detalhe do desenho do piso de madeiras nobres

Relógio exibido num dos aposentos do palácio

Mobiliário e peças de grande valor do palácio

A Sala do Trono

O trono de Pedro, o Grande

Pela janela da Sala do Trono observa-se a vista das cascatas e do canal marítimo

Salão de Jantar

A rica decoração das paredes do Salão de Jantar, complementada por um belíssimo relógio de ouro

Detalhe do aquecedor do Salão de Jantar em porcelana

A Galeria dos Retratos

A Sala de Música

O quarto de Catarina II

Aposento com o quadro de Catarina II

A sala dos troféus, com destaque para o quadro de Pedro I e Catarina I na parede

A Sala de Jantar Azul

A Sala de Jantar Azul tendo ao fundo um aquecedor de ambiente de porcelana nas cores branco e azul

Mais uma sala...

Detalhe do dormitório de Pedro, o Grande

A sala onde trabalhava Pedro, o Grande

A filha Fernanda na despedida de Peterhof


Nenhum comentário:

Postar um comentário