Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 23 de setembro de 2018

Rússia - Valday


Vista aérea do Monastério Iversky em Valday – Foto: Site do Monastério de Valday

Valday é uma cidade situada no oblast de Novgorod (divisão administrativa russa), a 386 km da capital Moscou, entre esta cidade e São Petersburgo. É um destino turístico muito popular, especialmente no verão.


Chegada sob chuva ao Monastério Iversky

Nesta viagem à Rússia, estava programada uma visita ao antigo mosteiro ortodoxo russo, o Monastério Iversky, fundado em 1653, pelo Patriarca Nikon, que se localiza numa ilha no Lago Valdayskoye ou Lago Valday, nas proximidades da cidade de Valday. Infelizmente, a chuva prejudicou o registro fotográfico da parte externa. Além disso, como de praxe, não se pode fotografar dentro de templos ortodoxos. Para validar esta postagem e não deixar de incluir este lugar importante, postei também imagens do site oficial da cidade.


Vista do Monastério e da Catedral de Valday

Ao longo de sua história, o monastério tornou-se um importante centro de cultura e educação. Dentre as principais atividades do mosteiro, destacavam-se a impressão de livros e a produção de porcelanato. O mosteiro teve sua época de declínio no Século XVIII, chegando a ser abolido em 1927, mas, no ano de 1991, ele foi reaberto. A Catedral da Assunção é magnífica, com suas cúpulas douradas, com a arquitetura russa do Século XVII.


Afrescos da Catedral da Assunção – Foto: Site de Valday

No monastério, encontramos uma cópia do famoso ícone ortodoxo oriental da Virgem Maria, Theotokos Iverskaya, a Virgem de Iver (ou Iviron no grego), que foi pintado por Lucas, o Evangelista. O original pertence ao Monastério de Iviron na Grécia. Nesta imagem, vemos o Menino Jesus sentado no braço esquerdo de Maria, a qual aponta para o Cristo com a mão direita. Há uma cicatriz no queixo da Virgem Maria, que foi causado por um soldado em Nicéia, que esfaqueou a pintura. A tradição reza que, após este ferimento, o sangue saiu milagrosamente da ferida. A imagem e a história nos fez lembrar Nossa Senhora de Czestochowa, que conhecemos na viagem à Polônia. O ícone desapareceu em 1927, mas havia uma cópia de 1854 na Catedral de Pedro e Paulo, sendo esta transferida para o mosteiro.


O ícone ortodoxo da Virgem Maria, a Virgem de Iver – Foto: Site de Valday

A mais antiga igreja de pedra construída no mosteiro, a Catedral de Assunção, data de 1656. As demais construções, como a Catedral da Epifânia, a Igreja do Arcanjo Miguel, a Torre de São Miguel e a câmara do hegúmeno são dos anos de 1670. O restante das torres e as paredes foram construídos em anos posteriores. Em tempo, hegúmeno é o nome do responsável pelo mosteiro, dentro da Igreja Ortodoxa Oriental, equivalendo ao título de abade. No caso das mulheres, a responsável é chamada de hegúmena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário