Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 23 de setembro de 2018

Rússia - Vyborg


O Mercado de Vyborg no Centro Histórico

Vyborg é uma cidade situada no oblast de Leningrado (divisão administrativa russa), a 130 km de Petersburgo, perto da fronteira com a Finlândia, junto ao Mar Báltico. Os primeiros assentamentos datam do Século XII, quando a região era habitada pelos carélios. Após a conquista pela Suécia em 1293, a cidade foi finalmente fundada, a partir da construção de uma cidadela ou fortaleza. Pedro, o Grande, da Rússia, conquistou esta fortaleza, integrando a cidade ao Grão-Ducado da Finlândia, que também havia sido dominada. Com a independência desta, Vyborg ficou sob seu domínio por certo tempo, sendo então chamada de Viipuri, até que na, Segunda Guerra Mundial, passou a integrar definitivamente os domínios da então União Soviética.


O Castelo de Vyborg

A maior atração da cidade é o seu Castelo, uma fortaleza medieval construída pelos suecos no Século XIII, que atualmente foi transformado em museu. Destacam-se a Torre de St. Olaf, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade, a Torre Redonda, situada na praça do mercado, servindo hoje como restaurante e a Torre Rathaus, ou Torre da Câmara Municipal, que datam do Século XVI, os quais fazem parte da muralha da cidade.


A Torre Redonda no Centro Histórico

Em Vyborg há também fortificações russas, a casa onde Lenin arquitetou a revolução bolchevique, o prédio da Prefeitura junto à praça, e o Mon Repos (meu descanso em francês), que é formado por uma mansão do início do Século XIX e um grande parque, que se situa junto ao golfo da Finlândia, perto da fronteira finlandesa.

Passeamos por esta cidade antes de nos despedir da Rússia e conhecermos a Finlândia. Depois, almoçamos no Centro Histórico, no restaurante de um hotel. Após, fomos até o mercado, para comprar algo com os últimos rublos, a fim de que não sobrasse nenhum deles, já que estávamos deixando a Rússia. 


Ao fundo, o prédio de tijolos vermelhos do mercado de Vyborg

Temperos indecifráveis...

Legumes e Hortaliças

Chocolates deliciosos!

Um pouco de tudo e de todo lugar...

Vyborg está inserida no golfo de mesmo nome

Deixando a Rússia para trás, rumo à Finlândia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário