Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Grécia - Micenas


Uma linda paisagem de Micenas


Micenas, referida por Homero como rica em ouro, é um sítio arqueológico na região do Peloponeso, situado a 48 km ao sul de Corinto e a 90 km de Atenas. Foi um grande centro da civilização grega e importante fortaleza, que existiu no período de 1600 a.C a 1100 a. C, o qual foi denominado de período Micênico. Esta civilização entrou em decadência no ano de 800 a. C, depois da derrotada pelos dóricos.


Na acrópole de Micenas, Fernanda diante da Porta dos Leões

Saímos de Corinto em direção a Micenas, até chegarmos ao alto de um monte, onde se situa a Acrópole, cuja entrada se inicia pela Porta dos Leões, que é uma passagem de pedra, encimada por um triângulo formado por dois leões em rampante, tendo ao centro uma coluna. Os estudiosos afirmam que esta construção foi realizada pelos cretenses, e é a mais conhecida do sítio arqueológico. Seguindo, vemos do lado direito um cemitério circular, onde eram enterrados os nobres com suas riquezas. Mais adiante, encontramos as ruínas do Palácio Real, onde são encontrados alguns vestígios da antiga Sala do Trono e a Tumba das Atrides.


Detalhe da Porta dos Leões

O Cemitério da Acrópole

Ruínas do Palácio Real de Micenas

Uma chegada ao Museu Arqueológico de Micenas foi importante para entender melhor a cultura, a história e o modo de vida dos habitantes de Micenas.


Peças do Museu Arqueológico de Micenas

A poucos minutos do sítio arqueológico, chega-se ao edifício circular, que seria a Tumba de Agamenon, conhecido como Tesouro de Atreo, e onde foi encontrada a famosa máscara mortuária de ouro achada em Micenas no ano de 1876, sendo atribuída erroneamente a Agamenon, já que se descobriu que ela teve origem num período anterior à existência do soberano. Esta máscara encontra-se no Museu Arqueológico Nacional de Atenas. A porta de entrada, encimada por um triângulo feito de pedras, surpreende pela engenhosidade dos construtores ao estabelecer o perfeito equilíbrio entre as forças que as mantém coesas. 


A Tumba de Agamenon


A famosa máscara mortuária atribuída a Agamenon (Fonte: Wikipedia)

Nesta região existe uma montanha interessante que sugere o perfil de Agamenon deitado e que pode ter contribuído para tornar o mito ainda mais consolidado.


A montanha sugere o corpo deitado de Agamenon: da esquerda para a direita os cabelos, a testa, o nariz e o corpo do mítico rei de Micenas




Um comentário:

  1. Interessante os monumentos que contam a importância dessa civilização grega. O túmulo de Agamenon está muito bem conservado. Vale uma visita

    ResponderExcluir