Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Grécia - Epidauro


Uma das entradas do Anfiteatro de Epidauro

Saindo de Micenas, fomos conhecer Epidauro, uma cidade da Grécia antiga, situada na região do Peloponeso, fundada pelos jônicos, dominada pelos dóricos e conquistada pelos romanos. A cidade é conhecida por abrigar o santuário de Esculápio, considerado como o pai da Medicina, para onde convergiam os doentes de toda a parte.


O Anfiteatro de Epidauro

Mas a construção mais famosa é o Anfiteatro de Epidauro, construído no século IV a. C. para 14 mil espectadores, onde eram realizados rituais de cura, possuindo uma acústica perfeita para aqueles tempos. Depois de muita especulação, parece que o segredo estava nos assentos de pedra calcária, que abafava as frequências mais baixas e refletia as mais altas. No Museu Arqueológico de Epidauro, dentro do acervo, existe uma reconstrução dos diversos edifícios que formavam o santuário de Esculápio. Foi citada por Homero como a “Epidauro dos bons vinhedos” na Ilíada.


O teatro de acústica perfeita

A nossa guia local fez um teste de acústica durante a nossa visita, reproduzindo diversos tipos de som, e foi constatado que o som podia ser ouvido com clareza em diferentes pontos da plateia. 


No ponto zero do Anfiteatro, a guia de turismo local realiza um teste de acústica




Um comentário:

  1. Esse anfiteatro é o máximo, ainda hoje eles usam para concertos. Show!

    ResponderExcluir