Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

domingo, 11 de outubro de 2015

Noruega - Laerdal


A Borgund Stavkirk

A atração principal da cidade norueguesa de Laerdal ou Lærdal, na província de Sogn og Fjordane, é a Borgund Stavkirke, uma igreja de madeira construída no final do Século XII, uma das 28 existentes na Noruega, magnificamente preservada até a atualidade. Ela foi consagrada a Santo André, sendo usada como igreja até o ano de 1868, quando foi construído o novo templo nas proximidades. Atualmente, o prédio funciona como museu, aberto à visitação dos turistas, sendo também considerado para muitos um lugar de peregrinação. 


Detalhe da Igreja Nova de Borgund

A Borgund Stavkirke sinaliza a consolidação da fé cristã na Noruega, pois o paganismo imperava naqueles tempos longínquos, apesar dos esforços dos governantes em convertê-los ao cristianismo. O período de transição entre o paganismo e o cristianismo ocorreu entre os Séculos X e XII.


Um painel relata a história da região

Observamos que a igreja apresenta um teto de escalonamento sêxtuplo, ou seja, em seis estágios, decorados com folhas de videira e cabeças de dragões, que têm o mesmo significado das gárgulas existentes nas igrejas de estilo românico até aquelas do Renascimento.


Detalhe das cabeças de dragão, que eram também utilizadas nos navios vikings

Na igreja também são encontrados elementos simbólicos do mundo dos deuses nórdicos. Ela foi erigida observando-se a técnica de construção naval, técnica esta muito bem desenvolvida pelos vikings. Os telhados são cobertos por telhas de madeira, sendo anteriormente usados pregos do mesmo material para a sua fixação.


O Centro de Visitantes da Borgund Stavkirk

Na área da igreja, existe um centro de visitantes com exposições, uma cafeteria e um museu sobre a história das igrejas de madeira na Noruega. Na loja estão à disposição para venda livros e objetos que remetem à história da igreja e temas afins. No museu podemos comprar os tickets para ingresso no templo, pois o mesmo é controlado e cercado por muros de pedra, que também delimitam o cemitério comunitário ali existente. Neste cemitério podemos observar lápides do Século XIX.


Vista parcial do cemitério junto à Igreja de Madeira

O interior da Borgund Stavkirke possui elementos originais preservados desde a Idade Média, como o altar e a pia batismal. Sem dúvida alguma, este é um assunto apaixonante, merecendo uma pesquisa mais aprofundada, tendo-se como ponto de partida este link sobre a Stavkirke Borgund:




Detalhe do interior da Igreja (Fonte: Site da Store Norske Leksikon - Foto: Nina Aldina)




Nenhum comentário:

Postar um comentário