Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 8 de outubro de 2016

Espanha - Oviedo


Prédio da Prefeitura de Oviedo

Oviedo é a capital da Comunidade Autônoma do Principado das Astúrias. Foi fundada em 761, quando no alto da colina monges beneditinos construíram um mosteiro dedicado a São Vicente. Mais tarde, o Rei Fruela I visitou o mosteiro e mandou construir no local uma basílica e outros prédios, onde nasceria o seu filho e futuro rei, Alfonso I. Por ordem deste último, Oviedo se tornou a capital das Astúrias. Alfonso I foi o primeiro monarca a se tornar peregrino, quando foi descoberto em Compostela o túmulo de São Tiago.


Fragmentos da antiga muralha erigida por Alfonso X, ainda existente em Oviedo

Neste local começam oficialmente o Caminho Primitivo de Santiago e o Caminho da Costa, situado na Praça da Catedral, ou Praça Alfonso II, em Oviedo

A vieira sinaliza o caminho para os peregrinos de Santiago de Compostela

A cidade tem uma particularidade em termos de arquitetura, que se denomina arte pré-românica asturiana, presente nas igrejas e palácios. A Catedral de São Salvador, no entanto, foi construída em estilo gótico entre os Séculos XIII e XVII. Ela está situada no local da antiga catedral anterior, que era pré-românica do Século IX, sendo que alguns prédios do complexo chegaram até os dias atuais. A Câmara Santa abriga objetos preciosos, como a Cruz da Vitória e a dos Anjos, a Caixa das Ágatas, a Arca Santa, contendo, entre outras relíquias, o Santo Sudário.


A Catedral de Oviedo

A Igreja de São Isidoro

No centro, ao fundo, a Igreja de São Tirso

Detalhe da parede frontal original da Igreja de São Tirso do Século IX

A Capilla de la Balesquida situa-se na Praça Alfonso II, em frente à Catedral. Foi construída no Século XVIII no estilo barroco e reconstruída no Século XIX. O nome vem de um nobre espanhol benfeitor da cidade, que doou um hospital e propriedades a uma fraternidade de alfaiates, dando origem à Confraria de Balesquida, cujo local de culto e sede é esta capela.


A Capilla de la Balesquida

Muito conhecido é o Palácio Calatrava ou Palácio de Congressos de Oviedo. A obra é do arquiteto valenciano Santiago Calatrava. O prédio passou por vários problemas, tendo em vista existirem falhas no projeto e outras mais na execução, mas parece que tudo foi resolvido, em que pese o custo ter saído bem alto...


Ao fundo, uma vista parcial do Palácio Calatrava

A Junta Geral do Principado de Astúrias é o órgão supremo representante do povo das Astúrias, cujos membros são eleitos pelos cidadãos, representando o Poder Legislativo.


A Junta Geral do Principado de Astúrias

O Edifício sede do Presidente do Principado de Astúrias foi anteriormente sede do Banco de España, encontrando-se na parte posterior do Palácio da Junta Geral do Principado.


Edifício Sede do Presidente do Principado de Astúrias

Oviedo é a terra da Raínha Letícia da Espanha e do piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso. Nesta cidade, foi rodado parte do filme de Woody Allen, ‘Vicky Cristina Barcelona’; inclusive há uma estátua de Allen na Calle de las Milícias Nacionales.


Woody Allen está presente em Oviedo

Fomos até a Calle de la Rúa (sobrenome da família), onde existem inúmeros restaurantes com comida típica asturiana. Na Idade Média, a rua era conhecida como Tenderos, com uma intensa atividade comercial. As casas eram de madeira, sendo totalmente incendiadas no ano de 1521, exceto uma casa, que era de pedra, conhecida como a Casa de la Rúa. As casas que hoje existem nesta via foram construídas entre os Séculos XVII e XVIII. Nesta calle, encontra-se o Museu de Belas Artes de Astúrias, localizada no Palácio de Velarde.


O Museu de Belas Artes de Astúrias

Há mais de 100 estátuas em Oviedo. Eis algumas delas:


Las Vendedoras del Fontán, na Plaza Fontán

A Leiteira, na Plaza de Trascorrales

O Regresso de Williams B. Arrensberg, escultura conhecida como O Viajante, na Plaza Porlier


Nenhum comentário:

Postar um comentário