Mensagem

Os artigos e fotos veiculados neste blog podem ser utilizados pelos interessados, desde que citada a fonte: GÖLLER, Lisete. [inclua o título da postagem], Mil e Um Horizontes (https://mileumhorizontes.blogspot.com.br/), nos termos da Lei n.º 9.610/98.

sábado, 13 de setembro de 2025

Chile - Algarrobo


Férias de sonho em Algarrobo para marcar na agenda! – Foto: Lisete Göller

Algarrobo é uma cidade, situada a pouco mais de 100 km de Santiago do Chile, pertencendo à Província de San Antonio, na região de Valparaíso. É conhecida como a Capital Náutica do Chile. O nome Algarrobo vem de uma árvore típica da região. A nossa visita ocorreu após a de Isla Negra, para almoçar num dos restaurantes do condomínio San Alfonso del Mar. 

 

Chegando a Algarrobo – Foto: Lisete Göller


Praia de Algarrobo – Foto: Lisete Göller


Condomínio San Alfonso del Mar – Foto: Lisete Göller

A cidade possui praias, um pequeno comércio, calçadão, e até mesmo um santuário, o ‘Penguin Island’, que abriga colônias de pinguins de Humboldt e de Magalhães. Este fica numa ilha, acessível apenas por barco. Além destes animais, há outros como os pelicanos e corvos-marinhos. Outra atração local é o Pueblo de Artesanos Humedal San Jerónimo.


Entrada do condomínio San Alfonso del Mar, onde tivemos autorização para entrar – Foto: Lisete Göller

Algarrobo é principalmente conhecida pelo condomínio privado San Alfonso del Mar, como já referido, onde se encontra a segunda piscina maior do mundo, de frente para o Pacífico, com 1 km de extensão e com 80 mil m². A maior, construída anos depois pela mesma empresa, encontra-se no Egito. O custo de manutenção gira em torno de US$ 4 milhões por ano. Além de nadar, permite praticar esportes náuticos como caiaque, vela, stand-up paddle, possuindo até mesmo um serviço de barca, que permite ir de um lado ao outro do condomínio.


Vista parcial da piscina, com alguns decks e, à extrema direita, uma praia de areia do Oceano Pacífico, que fica além do cercamento do condomínio – Foto: Lisete Göller

Estima-se que contenha 250 milhões de litros de água salgada, extraída do mar por um sistema de sucção e filtragem de modo permanente. A diferença é que a água é climatizada, isto é, aquecida à temperatura de 26º C, enquanto que as águas do Pacífico tem a temperatura de 16º C. As piscinas infantis, entretanto, são de água doce.


A placa adverte que a imensa piscina, chamada de laguna, não deve ser usada para banho! – Foto: Lisete Göller

Os 11 edifícios do condomínio foram planejadas para ficarem de frente para o mar, possuindo a forma arquitetônica de escadas. Cada prédio possui a sua piscina, sendo esta em forma de meia-lua, instalada dentro da piscina maior, da qual é separada por muretas de concreto. Essas piscinas menores são usadas para banho, enquanto que a maior é utilizada para esportes náuticos. Todas as piscinas só podem ser usadas pelos proprietários e seus hóspedes, ou os seus locatários, pois é possível alugar os apartamentos.


Ao centro, a piscina de um dos prédios, em forma de meia-lua, que é utilizada para banhos – Foto: Lisete Göller


No condomínio, o paisagismo foi projetado para oferecer um toque tropical e descontraído – Foto: Lisete Göller


Cenário ideal para um ensaio fotográfico! – Foto: Lisete Göller


Fernanda na foto de ‘recuerdo’ de Algarrobo – Foto: Lisete Göller

O nosso almoço foi realizado no restaurante El Gran Pez, dentro do condomínio, por essa razão, é permitido frequentar o deck junto à piscina. É necessário fazer reserva. Assim, lá ficamos até o próximo destino, que foi a Vinícola Undurraga.


Detalhe do restaurante El Gran Pez – Foto: Lisete Göller


Costillas Ribs com Papas Fritas, para deixar um pouco de lado os frutos do mar – Foto: Lisete Göller


Aperol Sptritz com frutas vermelhas – Foto: Lisete Göller


Un buen apetito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário